Fale Conosco

2 de setembro de 2011

Festa da Mandioca de Princesa Isabel prossegue até domingo



A IX Festa da Mandioca de Princesa Isabel, que se realiza na Comunidade Lagoa de São João, a 420 km do Litoral, começou na manhã desta sexta-feira (2), com a visitação a um campo de plantio. No local, alunos da rede municipal de ensino tomaram conhecimento de ações que buscam a conscientização ambiental e a produção agroecológica como base da agricultura familiar. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e Emater Paraíba, e parceiros, como Sebrae-PB, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Prefeitura de Princesa Isabel.

Uma celebração eucarística, às 19h, e a abertura das barracas marcam uma nova etapa da festa, que prossegue no sábado (3), com diversos eventos culturais, degustação de produtos originados da mandioca, apresentações folclóricas, escolha da rainha e da princesa da mandioca, concurso de arte culinária. No domingo, encerrando o evento, haverá uma cavalgada e um torneio de futebol.

Além da comunidade Lagoa de São João, também participam da Festa da Mandioca, agricultores familiares das comunidades de Maniçoba, Cedro e Lagoa da Cruz, totalizando 325 famílias que trabalham no cultivo de mandioca, que é transformada em produtos destinados ao consumo humano, como farinha, goma, massa pura, beijus e outros derivados. Os produtos são comercializados nas feiras livres e supermercados na região.