João Pessoa
Feed de Notícias

Feriado de carnaval altera funcionamento do Jardim Botânico

sábado, 9 de fevereiro de 2013 - 12:31 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

A direção do Jardim Botânico “Benjamim Maranhão’, em João Pessoa, informa que neste carnaval a visitação estará aberta ao público apenas neste sábado (9), das 8h às 17h. a partir do domingo (10), o local vai ficar fechado até o meio dia da quarta-feira de cinzas. Os horários para passeios nas trilhas ecológicas são: 9h, 10h, 14h e 15h.

O funcionamento normal do Jardim Botânico é de terça-feira a sábado. Grupos de até 10 pessoas não necessitam agendar a visita. Acima desse número, é preciso ligar para o telefone 3218-7880 e efetuar o agendamento.

A recomendação aos visitantes é para que usem calça comprida, tênis ou sapato fechado. Levar garrafinha com água também é recomendável. O passeio nas trilhas é sempre acompanhado por guias florestais.

Ao visitarem o Jardim Botânico de João Pessoa, “as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica e são informadas sobre a importância da preservação ambiental”, destaca a diretora do Jardim Botânico, Suênia Oliveira.

Nas trilhas ecológicas, os visitantes poderão aprender com os guias do Jardim Botânico sobre a importância do Rio Jaguaribe, que corre dentro do Jardim, e da mata ciliar que o cerca, bem como o tipo de solo e a diversidade da flora e da fauna.

Os animais mais encontrados são o sagui, o bicho-preguiça, jacarés, cobras, tamanduá-mirim, cotia, raposa, preá, além de borboletas e pássaros.

O Jardim Botânico está localizado na Av. Dom Pedro II, s/n, Mata do Buraquinho, Torre, em João Pessoa. É uma das maiores reservas de mata atlântica do Brasil, com 515 hectares. Além de área de lazer, é também local para estudos de espécies da fauna e da flora. Através de trilhas, o visitante pode vislumbrar espécies animais e vegetais típicas da mata atlântica. Entre as plantas estão sucupira, cajazeira (a árvore do cajá), copiúba (que serve de alimento para os saguis), orquídeas e bromélias.