João Pessoa
Feed de Notícias

Fenômeno El Niño induzirá irregularidades das chuvas na Paraíba

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 09:21 - Fotos: 

Após participar da 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino, que aconteceu em Natal, nos dias 18 e 19 de fevereiro, o meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Alexandre Magno, revelou que o fenômeno El Niño vai provocar irregularidades das chuvas sobre a região semiárida da Paraíba e a previsão é de chuvas abaixo da média histórica para as regiões do Sertão, Cariri e Curimataú.

O evento se dá devido às temperaturas da superfície do mar estarem mais quentes que a média no Oceano Pacifico equatorial, e neste momento caracteriza um El Niño moderado a fraco, e que dentre outros fatores, induz uma tendência de ocorrências de chuvas abaixo da média climatológica.

Assim, foi ratificado o previsto em dezembro pela AESA, de que teríamos um período de chuvas irregulares, com totais abaixo da média histórica em toda região semiárida do território paraibano.

Já sobre o setor leste do estado, regiões do Agreste, Brejo e Litoral, o meteorologista explicou que as chuvas ficarão dentro da normalidade, já que o período mais chuvoso deste setor ainda não se configurou e os totais não são muito representativos e que a previsão do mesmo será elaborada em março de 2010, para os meses de abril a julho/2010, período mais chuvoso destas regiões.

A 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino teve como objetivo dar continuidade as discussões sobre a previsão climática do período chuvoso da região nordestina.

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Aesa