João Pessoa
Feed de Notícias

Feirinha de Tambaú é palco de teatro de rua com mensagens de trânsito

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 - 11:57 - Fotos:  Divulgação

A Feirinha de Tambaú,  um dos locais de maior movimentação de pessoenses e turistas, será palco do espetáculo “O Cordel do Carro Encantado”, neste sábado (6), às 19h. A  peça, de autoria do paraibano Tarcísio Pereira, foi criada para a Semana Nacional do Trânsito 2011 e repaginada para nova temporada durante a “Operação Verão 2015 – Educação e Cultura a favor da vida”, lançada  no dia 20 de novembro, em João Pessoa, pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“O Cordel do Carro Encantado” é  encenado por atores do grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, com direção de Myrthia Guimarães e supervisão de Humberto Lopes, especializado em técnicas de Teatro de Rua.

O espetáculo tem 40 minutos de duração e pretende despertar o público para a conscientização das regras do trânsito. Para tanto, foi concebida uma dramaturgia que conta a história de um acidente automobilístico em que tudo se sabe, menos quem foi o carro que provocou a colisão. Na comédia, todos os personagens são carros e motos. Os atores interpretam os veículos numa espécie de trama policial para se descobrir qual carro foi responsável pela fatalidade acidente. A peça é cheia de surpresas, música e alegria, além do ritmo em cordel, pois todas as falas são rimadas do início ao fim.

No dia 21 de novembro, a peça foi encenada na  Praça Getúlio Vargas, na cidade de Cabedelo, e depois passou pelas cidades de Serra Branca, Sumé, Monteiro, Solânea e Conde. Já estão agendadas apresentações, no mês de dezembro, nas cidades de Juripiranga (dia 8), Guarabira (11), Baía da Traição (17), Cuité (26), além de mais duas na Feirinha de Tambaú, nos dias 27 e 28.

A campanha  executada pelo Detran também  levou a peça “O mundo Encantado do Trânsito”, apresentada pelo grupo Arretado Produções Artísticas, para escolas  municipais e estaduais de João Pessoa.

Os atores dos dois grupos também estão realizando intervenções nos principais cruzamentos de João Pessoa e outras cidades, distribuindo material educativo de segurança no trânsito e conversando com motoristas e pedestres sobre as necessidades de uma mudança de comportamento pela construção de um trânsito mais humano e menos violento.