Fale Conosco

18 de dezembro de 2017

Feiras marcam o Dia Nacional da Economia Solidária



18.12.17 sedh 3 270x179 - Feiras marcam o Dia Nacional da Economia SolidáriaPara marcar o dia Nacional da Economia Solidária (15), foram realizadas em algumas regiões do Estado Feiras livres da agricultura familiar e artesanato. São atividades desenvolvidas durante todo o mês. O objetivo da data é incentivar a defesa do trabalho associado, a partir do desenvolvimento sustentável.

A economia solidária é reconhecida social e politicamente como parte de um novo modelo solidário e democrático, uma forma inovadora de produzir, trocar, e comprar tudo o que é necessário vender. Isto é, uma nova maneira de se comercializar produtos e até serviços, de um modo totalmente transformador.

18.12.17 sedh 12 270x179 - Feiras marcam o Dia Nacional da Economia SolidáriaA gestora pública em economia solidária do mercado de Logradouro, Aparecida Amarantes, declarou o quanto tem sido gratificante o trabalho que vem sendo feito com os empreendimentos da região, e garante que é uma experiência que tem deixado bons frutos. “Fico feliz com o crescimento dessa feira, sinto que já conquistamos o nosso lugar aqui no município. A história de criação desse espaço é de luta e determinação, lembro que tínhamos apenas 18 banquinhos, e após quatro meses, vejo que valeu todo esforço e coragem para enfrentar o desafio.”

“Hoje, fico emocionada em ver como a feira cresceu e tem tomado proporção nas ruas, se deparar com a alegria dos vendedores de vários municípios circunvizinhos comercializando seus produtos com garantia e mais visibilidade.” Finalizou

18.12.17 sedh 8 270x181 - Feiras marcam o Dia Nacional da Economia SolidáriaDando sequência a programação do Dia da Economia Solidária, em Lagoa de Dentro, começou com a Feira da Agricultura Familiar, Arte e Cultura do município, e o Seminário de Finanças e Políticas Públicas em Economia Solidária, abordando Experiência da Rede Paraibana de Bancos Comunitários, Políticas Públicas em Ecosol e O papel das assessorias na Economia Solidária.

Estiveram presentes no Seminário, representantes dos Bancos Comunitários, Incubes/UFPB, Gestores em Economia Solidária, prefeito do município Fabiano Pedro, a Executiva da Sesaes, Ana Paula Almeida, e convidados.

18.12.17 sedh 15 270x186 - Feiras marcam o Dia Nacional da Economia Solidária“É importante para nós aqui de Lagoa de Dentro, está recebendo pessoas de outros Estados para conhecer a experiência exitosa do Banco Lagoa, assim como, trazer mais conhecimento para a própria população de quão o uso da Moeda Social dentro do município, vem gerar renda e crescimento na economia local. Estou muito feliz em ver que a implantação desse Banco, vem trazendo bons frutos não só para nosso município, como também, para a região do Brejo e Vale do Mamanguape, por ser pioneiro”, afirmou o prefeito Fabiano Pedro.

A executiva Ana Paula Almeida, da Sesaes, falou da satisfação em está participando diretamente e contribuindo na construção da política de Ecosol com os segmentos da agricultura familiar, artesanato e catadores de resíduos sólidos. “Pra mim é sempre uma alegria visualizar o desenvolvimento e o fortalecimento dessas políticas aqui no nosso Estado. Apesar de ser uma política muito jovem, ela vem ganhando espaços e amadurecimento, como a questão da rede de Bancos Comunitários, é uma experiência inovadora que tem dado certo porque todo território tem suas potencialidades. A Economia Solidária traz esse recado que é possível produzir, vender e sobreviver também sem o processo de exploração por meio da autogestão”, enfatizou.

A programação do mês da Economia Solidária são ações promovidas e apoiadas pelo Governo da Paraíba em todo Estado, por meio de vários parceiros da gestão e sociedade civil.