João Pessoa
Feed de Notícias

Feira reúne agricultores e artesãos na Semana da Economia Solidária

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 - 17:10 - Fotos:  Fernanda Medeiros /SEDH

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedh) e o Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, realizou, nesta sexta-feira (13), a Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar no anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena. Agricultores e artesãos venderam os seus produtos e no palco teve show com Alexandre França e Nação Maracaíba. A equipe da Sedh realizou panfletagem no Centro da Cidade sobre a importância da Economia Solidária.

Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Humano (Sedh), Ana Paula Almeida, o projeto de Economia Solidária (Ecosol) beneficiará mais de 2 mil pessoas, em um processo de novas alternativas para inclusão social na Paraíba. “Este é um grande evento em que estamos apresentando os vários produtos produzidos pelas cooperativas da Economia Solidária. O Governo Estadual está investindo R$ 3 milhões em recursos, estaremos entregando três casas da Economia Solidária espalhadas na Paraíba para comercializar os produtos dessas cooperativas da agricultura familiar, catadores e também artesãos. É uma ação permanente, principalmente para estas famílias que começam a criar outras alternativas de renda”, afirmou. Ela destacou ainda que também está sendo realizado o assesoramento técnico das cooperativas com a ideia da sustentabilidade e qualidade de vida das pessoas.

Para quem está expondo, a parceria com o Estado irá contribuir para melhorar o trabalho. “Quanto mais incentivo a gente tem, é melhor. Temos um grupo de 35 mulheres e 5 homens de 13 assentamentos da região de Cruz do Espírito Santo. Lá eles aprendem o artesanato e vendem os produtos”, disse Tatiana da Silva Santos, uma das organizadoras da cooperativa.

Ecosol – As comemorações tiveram início na quinta-feira (12), no teatro do Colégio Pio X, com apresentação do projeto de Economia Solidária (Ecosol) e lançamento do Projeto de Ações Integradas de Economia Solidária.

O Ecosol é um convênio do Governo do Estado, por meio da Sedh, com o Ministério de Trabalho e Emprego, por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, que tem como principal objetivo apoiar as iniciativas econômicas solidárias e das redes de cooperação solidárias, assim como ampliar as finanças solidárias com os circuitos e espaços de comercializações.

O projeto visa ainda promover ações de comercialização solidárias e fortalecer a institucionalidade das políticas públicas de apoio e fomento ao trabalho associado e coletivo, objetivando a promoção de iniciativas de desenvolvimento sustentável e solidário com inclusão social.

O fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários contemplará a instalação de Casas de Economia Solidária e Centro Público de Economia Solidária, além da realização de investimentos nas formações e assessoramento técnico dos empreendimentos beneficiados e o fortalecimento das finanças solidárias como forma de consolidar uma economia baseada nos princípios da autogestão e cooperativismo sustentável.

Parceria – O evento conta com a parceria do Instituto Marista de Solidariedade, Cáritas, Assessoria de Grupo Especializado Multidisciplinar em Tecnologia e Extensão (Agemte), Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (Incubes), Uni Trabalho, Sebrae, Emater, Sedap e Empasa.