João Pessoa
Feed de Notícias

Feira Literária de Boqueirão conta com presença de docentes da UEPB

quinta-feira, 18 de março de 2010 - 19:10 - Fotos: 
Foi iniciada nesta quinta-feira (18) a 1ª Feira Literária de Boqueirão (FLIBO). O evento conta com a presença de inúmeros convidados envolvidos com a arte literária, entre eles os professores do curso de Letras do campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Sudha Swarnakar, Vitória Lima e Edson Tavares.

Nesta sexta-feira (19) pela manhã, o professor Edson Tavares ministrará um minicurso de contos. Tavares é mestre em Teoria da Literatura, tendo pesquisado sobre a poesia de Fernando Pessoa no trabalho ‘Nítido como um girassol – Metamorfoses do olhar em Alberto Caeiro’. Em 2003, publicou sua dissertação em livro homônimo.

A professora Vitória Lima participará de mesa-redonda sobre a ‘Geração 59’, que acontece neste sábado (20). Na mesma mesa, estarão presentes o escritor Clemente Rosas, o artista plástico Raul Córdula e o editor da coleção, Heitor Cabral. Vitória é uma das autoras da edição comemorativa ao cinqüentenário da “Antologia Geração 59” (Editora Linha D’Água), obra que reúne trabalhos de 14 poetas paraibanos.

O movimento cultural era formado por intelectuais paraibanos de vanguarda, que alcançaram a maioridade no final da década de 50.  Sob a liderança de Vanildo Brito, editor do suplemento literário do jornal A União, o ‘Correio das Artes’, os 14 intelectuais, reunidos no Clube da Poesia, publicaram a “Antologia Geração 59”, que se tornou nome de batismo para todo o grupo, àquela altura agregado a artistas plásticos, jornalistas e cineastas.

Neste mesmo sábado, a partir das 14h30, a professora Sudha Swarnakar falará sobre “As obras de Jorge Amado e sua trajetória sócio cultural”. Sudha possui graduação pela Indore University (Índia) e mestrado em Letras pela mesma Universidade. Ainda constam em seu currículo mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/1985) e doutorado pela University of Warwick Coventry (Reino Unido).

Sudha dispõe de vasta experiência na área de Literatura e Interculturalidade, atuando principalmente nos seguintes tópicos: culturas, Jorge Amado, feminilidade e corpo feminino e estudos comparativos interculturais. Boa parte de suas publicações remete a estudos temáticos, culturais e de gênero, além da construção da identidade cultural.

A FLIBO segue até este domingo (21), com o tema ‘A importância da leitura para a sociedade’. O evento receberá dezenas de convidados e mais de 50 participantes do campo literário e editorial do Brasil, que estarão na programação em debates, palestras, encontros e lançamentos, entre outras atividades. Confira o blog do evento: http://flibo2010.blogspot.com.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB