João Pessoa
Feed de Notícias

Feira do Produtor faz aniversário e clientes destacam artigos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012 - 11:51 - Fotos:  Secom-PB

Os nove anos da Feira do Produtor da Região de João Pessoa, realizada toda sexta-feira na sede da Emater Paraíba, na estrada de Cabedelo, foram comemorados na manhã desta sexta-feira (26), com uma homenagem aos consumidores e agricultores. O evento foi animado com distribuição de brindes, palestras e demonstração de receitas de sucos alternativos.

A diretoria colegiada da Emater Paraíba, formada pelo presidente Geovanni Medeiros, e os diretores técnico e administrativo, Erasmo Lucena e Francionildo de Araújo, respectivamente, tem oferecido todo o apoio para a expansão e melhoramento da estrutura física de atendimento da clientela.

Estão sendo adquiridos equipamentos como 99 balanças eletrônicas, quatro barracas, nove freezers, um veículo utilitário para transportes de mercadorias, entre outros itens. Os recursos são de aproximadamente R$243 mil, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Durante o evento, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca Marenílson Batista, destacou a importância da feira para o agricultor familiar, que comercializa seus produtos diretamente do campo. O articulador do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Antônio Souto, também participou do evento.

A feira tem garantido a integração do agricultor na cadeia produtiva, geração de emprego e renda no campo e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. “O objetivo é fortalecer a negociação da agricultura familiar e dos pescadores artesanais direta ao consumidor, garantindo-lhes sustentabilidade econômica, social e ambiental”, observa o presidente Geovanni Medeiros.

Participam da feira 100 agricultores de 21 municípios da Zona da Mata: Cabedelo, Rio Tinto, Mamanguape, Mari, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Sobrado, Mataraca, Sapé, Lucena, Jacaraú, Santa Rita, João pessoa, Pedras de Fogo, Alhandra, Conde e São Miguel de Taipu. Também tem a participação de agricultores de outras regiões como Natuba, Zabelê e Fagundes.

Mensalmente, são comercializadas uma média 45 toneladas de produtos típicos da agricultura familiar regional, principalmente abacaxi, inhame, macaxeira, feijão verde, batata-doce, jerimum, hortifrutigranjeiros, pescado, leite bovino e caprino, derivados do leite, entre outros compõem a feira, com a participação de cerca de dois mil consumidores.