João Pessoa
Feed de Notícias

Feira do Brinquedo Popular tem faturamento médio de R$ 4 mil por dia

segunda-feira, 22 de outubro de 2012 - 17:00 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

A Feira do Brinquedo Popular já comercializou, de sexta-feira (19) até domingo (21), 880 peças, com uma média de faturamento de R$ 4 mil por dia. Dentre os artesãos que estão participando do evento, se destaca a bonequeira Maria de Lourdes Santos, que até esta segunda-feira (22) já tinha vendido 200 bonecas.

O trabalho de Dona Maria foi tema da campanha do 3º Salão de Artesanato da Paraíba em 2006, com a famosa ‘mandala de bonecas’. Na Feira, ela comemora as boas vendas e a satisfação do público que prestigia suas peças. “A procura está sendo ótima e é maravilhoso ver que as pessoas se encantam com bonecas de pano e outros brinquedos da cultura popular. Já vendi 200 peças e mais duas mandalas com bonecas. Preparei 300 para a Feira toda, mas já estou cuidando de fazer mais para dar conta da demanda”, disse.

O artesanato está no sangue de Maria de Lourdes. “Aprendi a fazer boneca com minha mãe, que por sua vez, aprendeu com minha avó e assim por diante”, contou. Desde que começou, em 1974, a bonequeira conta cada boneca que produz. “Até hoje, já fiz 15.900 bonecas. Eu conto na cabeça cada uma que faço porque, para mim, elas são minha vida. Faço todas com muito amor”, afirmou.

A Feira do Brinquedo Popular está instalada até o dia 24 de outubro na praça de eventos do Shopping Manaíra, em João Pessoa, com funcionamento das 10h às 22h. A promoção é do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), em parceria com o Sebrae-PB.

Além de visitar os 20 estandes com variados tipos de brinquedos feitos à mão, a criançada poderá assistir filmes infantis no mini-cinema e se divertir com shows de mamulengos e ventríloquos, às 17h (com Mestre Clóvis e o Babau da Paraíba) e às 19h, (com Mestre Cléber e o Babau Ventríloquo). O acesso é gratuito. O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e coordenado pela primeira-dama Pâmela Bório.