João Pessoa
Feed de Notícias

Feira do Brinquedo Popular atrai crianças e adultos no Shopping Manaíra

sexta-feira, 19 de outubro de 2012 - 18:10 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

‘Brinquedo feito à mão é bom prá imaginação’. Com este tema foi aberta, na manhã desta sexta-feira (19), a 5ª Feira do Brinquedo Popular – Brincarte, que conta com a participação de 20 artesãos.  Crianças e adultos estão visitando e comprando brinquedos na feira instalada até o dia 24 de outubro na praça de eventos do Shopping Manaíra, em João Pessoa, com funcionamento das 10h às 22h. A promoção é do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), em parceria com o Sebrae-PB.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, afirmou que a feira tem um resgate cultural muito forte. “Nós nordestinos, quando crianças, brincávamos com peões, bonecas, petecas, carrinhos, enfim, é um resgate  cultural nessa era tecnológica”, destacou. Ela observou  que o brinquedo popular estimula a criança, que passa a ter mais criatividade nesse contato.

O público que visitar a feira vai encontrar bonecas de pano, mamulengos, miniaturas de móveis para casa de bonecas, dentre outros brinquedos. Mesmo com as inovações tecnológicas, os brinquedos populares ainda fascinam crianças e adultos pela simplicidade e criatividade. Além de conhecer esse universo infantil, os pais terão mais uma opção para presentearem os filhos com peças que carregam a identidade cultural paraibana.

O artesão José Severiano Batista, especialista em fabricar móveis para casinhas de bonecas, lembrou que já teve oportunidade de participar da feira no ano passado. “Foi muito bom, espero vender bem este ano”, disse.

Ainda na Feira, a criançada poderá se divertir no mini-cinema, com sessões de filmes infantis, e assistir a shows de mamulengos e ventríloquos, às 17h e às 19h, durante todos os seis dias de evento. O acesso é gratuito.

O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e coordenado pela primeira-dama Pâmela Bório.

Todos os dias, às 17h tem apresentação do Mestre Clóvis e o Babau da Paraíba. Às 19h apresenta-se Mestre Cléber e o Babau Ventríloquo. A programação também inclui exibição de filmes infantis.