Fale Conosco

3 de maio de 2013

Feira do Agricultor da Emater elege nova diretoria



Criada como espaço para agricultores familiares  comercializar sua produção, a Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa  (Agroa) elegeu nesta sexta-feira (3) sua nova diretoria, que terá pela primeira vez, em dez anos de sua fundação, uma mulher como presidenta. A agricultora Maria da Lima da Silva, de Rio Tinto, foi eleita para um mandato de dois anos, tendo como vice-presidente Severino da Silva Oliveira, de Pedras de Fogo, e Genival Domingos Neto, de Jacaraú, como tesoureiro.

Os outros integrantes da diretoria, todos agricultores familiares que comercializam seus produtos na Feira que acontece toda sexta-feira no pátio interno da Emater na estrada de Cabedelo, são: Severino Balduino da Silva Filho (segundo tesoureiro), Maria Ines dos Santos  e João Severio da Silva (primeiro e segundo secretários  e no conselho fiscal estão Rita Fereira dos Santos, Valdeci Batista, Antônio Batista da Cunha, José Targino da Silva, Maria Batista Barbos e Vicente de luna Freire.

Durante quase uma década, a feira tem garantido a integração do agricultor na cadeia produtiva, geração de emprego e renda no campo e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Seu objetivo é fortalecer a organização da agricultura familiar e dos pescadores artesanais com a venda direta ao consumidor, garantindo-lhes sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Participam da feira 100 agricultores de 21 municípios dos Territórios da Cidadania da Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul: Cabedelo, Rio Tinto, Mamanguape, Mari, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Sobrado, Mataraca, Sapé, Lucena, Jacaraú, Santa Rita, João pessoa, Pedras de Fogo, Alhandra, Conde e São Miguel de Taipu.

Mensalmente são comercializadas uma média 45 toneladas de produtos típicos da agricultura familiar regional, principalmente do abacaxi, inhame, macaxeira, feijão verde, batata-doce, jerimum, hortifrutigranjeiros, pescado, leite bovino e caprino, derivados do leite, entre outros compõem a feira, com a participação de cerca de dois mil consumidores.

A estrutura atual tem uma área ocupada de 600 m2 em galpão coberto, onde estão localizadas 130 barracas padronizadas, 13 balanças eletrônicas de referência, um bebedouro, 200 carros de feira, cinco conjunto de mesas e cadeiras plásticas.

A Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa (Agroa) tem apoio de técnico da Emater Paraíba, do escritório regional de João Pessoa, coordenado pela técnica Zilda Figueiredo Lima Abrantes.