João Pessoa
Feed de Notícias

Feira de serviços marca aniversário da Casa da Cidadania de Jaguaribe

quinta-feira, 13 de março de 2014 - 13:37 - Fotos: 

Teste de glicemia, HIV, sífilis e hepatite. Estes foram alguns dos serviços oferecidos na manhã desta quinta-feira (13) durante o aniversário de 13 anos da Casa da Cidadania de Jaguaribe. A unidade foi a primeira a ser implantada na Paraíba, das 12 Casas que existem atualmente.

Quem compareceu ao local aprovou a iniciativa, como destacou a dona de casa Marilene Alves de Lima. “Estou aqui para resolver uma documentação no Detran, já dei entrada, foi rápido. Agora estou aproveitando para fazer os exames de saúde, porque estava precisando”, disse. O serviço de saúde foi oferecido pelo Complexo Hospitalar Clementino Fraga.

Em Jaguaribe, diariamente, são atendidas uma média de 2 mil pessoas. “Temos 16 boxes de atendimentos entre eles IPC, Detran, Prefeitura, entre outros. O mais novo serviço é a AETC”, destacou o gerente da Casa de Jaguaribe, Camilo Franco. Ele acrescentou que, o ano passado, foram realizados na Casa de Jaguaribe 429.489 mil atendimentos.

Ampliação – A gerente operacional das Casas da Cidadania, Kaithia Portela, ressaltou que é meta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), ampliar ainda mais a quantidade de Casas no Estado.
“O Governo do Estado vem ampliando tantos os serviços oferecidos nas Casas, quanto implantando novas unidades no Estado. Eram sete Casas e, nos últimos anos, foram inauguradas cinco: Mangabeira, Alhandra, Pombal, Cajazeiras e Bayeux”, informou.

A Casa da Cidadania, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), é um programa estadual que existe desde 2001 regulamentado pela Lei 8.186/2007.

As Casas oferecem em um mesmo local serviços de órgãos do Governo Federal, Estadual, Municipal e da iniciativa privada, contribuindo assim para a promoção de cidadania.

Agendamento – Para evitar que a população fique em uma fila de espera na frente da Casa da Cidadania para retirar o documento de identidade foi implantado o sistema de agendamento em que o usuário marca dia e hora para fazer o documento.

“Estamos funcionando há algum tempo com o sistema de agendamento tanto aqui em Jaguaribe, como em outras Casas também. Aqui em Jaguaribe, o telefone é o 3214.3305”, disse Camilo Franco.