João Pessoa
Feed de Notícias

Feira de música e concertos marcam comemorações dos 80 anos da Eman

quarta-feira, 26 de outubro de 2011 - 17:29 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Referência e tradição no campo do ensino da música clássica, a Escola de Música Anthenor Navarro (EMAN) comemora seus 80 anos de fundação no final deste mês. Para lembrar a data, a coordenação da unidade cultural realizará, de 31 de outubro a 4 de novembro, a “Feira de Música”, com uma programação que inclui palestras, recitais de alunos, concertos e workshop. As atividades acontecerão das 8h às 18h, nas dependências da escola, no Espaço Cultural, com exceção do feriado de Finados, do dia 2. O acesso ao evento será gratuito.

No encerramento, as atividades serão realizadas no Cine Bangüê, a partir das 15h, começando com classe de viola do professor Durier, seguida de apresentações de flauta, violino, recital e quinteto de violões. À noite, a Orquestra de Alunos da EMAN se apresenta sob a regência do maestro Luis Carlos Durier. Na sequência, haverá audição de duo de flauta e piano e recital de canto. Às 20h15, o grupo Percussons fará um pocket show. Fechando a programação, a Banda de Música de João Pessoa fará concerto, sob a regência de Rogério Borges e participação de Heleno Feitosa (sax), às 20h30.

Palestras – Na segunda, terça e quinta-feira, a programação da Feira de Música se concentrará nas dependências da EMAN, começando com musicalização infantil e apresentações de alunos. No primeiro dia, haverá palestras sobre “Instrumentos da Renascença”, com o professor Guilherme Calzavara, e “A Prática Violinística”, com o professor Cristóvam Augusto. Na parte musical, haverá apresentação do grupo de choro EmCantos, a partir de meio-dia.

À tarde, será realizado recital de piano seguido de palestra com os professores Wênia Xavier e Tiago Martins sobre “A Percussão na Música da Capoeira”. Em seguida, a professora Luceni Caetano (UFPB) falará sobre “Gazzi de Sá: o prelúdio da educação musical na Paraíba”. A partir das 17h, alunos da escola farão apresentações.

Na terça-feira, a programação começará às 8h, com iniciação musical e apresentações de alunos. À tarde, o professor Cyran Costa coordenará workshop de violão flamenco. A partir das 16h, o evento contará com a participação de ex-alunos da EMAN em um recital-aula de canto.

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Na quinta-feira após o feriado, as atividades serão retomadas com audição de alunos a partir das 9h, palestra sobre violino popular com André Correa. À tarde, haverá apresentação dos alunos da Escola Especial de Música Juarez Johnson, seguida de audições, workshop, trio flamenco e palestra sobre “O Lied e a Canção Brasileira de Câmara”.

Histórico – A Escola de Música Anthenor Navarro foi fundada em fevereiro de 1931 pelo maestro paraibano Gazzi de Sá (1901-1981) no edifício Presidente João Pessoa (popularmente conhecido como “18 andares”), no centro da Capital. Por essa época, chamava-se Instituto Superior de Educação Musical e era uma escola particular com nível universitário – a única existente na Paraíba daquela época.

Como era a única escola de música do Estado, o interventor (como era denominado o governador no período da Revolução de 1930) Anthenor de França Navarro, que gostava de música clássica, saía do Palácio da Redenção todas as tardes e ia para a escola – o chamado conservatório – para ouvir a música dos alunos do maestro Gazzi de Sá.

Em 1952, o instituto foi integrado ao Governo do Estado e passou a chamar-se Escola de Música Anthenor Navarro, em homenagem ao governador falecido no dia 26 de abril de 1932, em acidente de avião.

Em 1983, quando a Funesc era presidida pela professora Giselda Navarro Dutra, a Escola de Música Anthenor Navarro instalou-se no Espaço Cultural José Lins do Rego com o nome de Instituto Superior de Educação Musical Escola de Música Anthenor Navarro, onde funciona até hoje.

Tinha a função de escola de nível superior e de 2º grau, mas o Instituto Superior foi desativado quando do surgimento do Curso de Musica do Departamento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos anos 80, restando à Anthenor Navarro apenas o funcionamento enquanto escola, qualificando alunos em nível de segundo grau.

Ainda hoje, a Escola de Música Anthenor Navarro continua sendo a maior referência no ensino e preparação de alunos, tanto para integrarem orquestras como para vestibulares em Musica.

Serviço:

Feira de Música – Comemoração dos 80 anos da EMAN

Dias: 31 de outubro, 1º e 3 de novembro

Horário: das 8h às 18h

Atividades: Palestras, workshops, audições e iniciação musical

Local: Dependência da EMAN, no Espaço Cultural José Lins do Rego, rampa 3, ao lado do Teatro Paulo Pontes

Entrada: gratuita

 

Concertos de encerramento

Data: 4 de novembro (sexta-feira)

Hora: a partir das 15h, começando com classe de viola e encerrando às 20h30, com concerto da Banda de Música de João Pessoa, regência Rogério Borges e participação especial de Heleno Feitosa (sax)

Local: Cine Bangüê

Entrada: gratuita