João Pessoa
Feed de Notícias

Feira de design em SP se encerra com saldo positivo para artesãos paraibanos

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 - 11:58 - Fotos: 

A 20ª edição da Craft Design, feira que a reúne as principais tendências em decoração, design e arte do Brasil, foi encerrada nessa segunda-feira (27). Por dia, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, recebeu uma média de oito mil visitantes. O estande da Paraíba, durante os quatro dias de evento (entre 24 a 27 deste mês), fechou com saldo positivo superior a R$ 60 mil em pedidos.

De acordo com a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Souza, a feira é uma das principais vitrines do artesanato paraibano. “No evento, fazemos contatos com empresários de todo o Brasil e até de outros países. Os que já conhecem o trabalho aproveitam para fazer seus pedidos na feira. Já os novos clientes fazem encomendas pequenas, para experimentar os produtos, e ficam com os contatos do artesão, para fazer negócios diretos com eles”, comenta.

Segundo a gestora, todos os artesãos participantes são capacitados pelo Programa de Artesanato da Paraíba para atender e fazer vendas e encomendas de forma adequada, pois os negócios não acabam quando a feira se encerra. Ainda de acordo com Ladjane, os artesãos que expõe na Craft Design podem garantir até três meses de renda.

Terezinha Matias Cristóvão, da Associação dos Artesãos Rurais de Serra Rajada, que acompanhou o evento em São Paulo, conta que só a sua associação vendeu mais de R$ 10 mil em pedidos. “As peças mais procuradas foram guardanapo, jogo americano e toalha de mesa, tudo em labirinto. Estamos satisfeitos com o resultado. A feira nos proporciona abertura ao mercado nacional e a fidelização de mais clientes”, ressaltou.

Participaram desta edição, 57 artesãos da Paraíba. Entre eles, havia profissionais individuais, cooperativas, grupos e associações de 19 municípios do Estado. As peças mais procuradas no estande foram as confeccionadas com labirinto. Depois, a renda, os objetos em madeira e os brinquedos populares.

O Programa de Artesanato da Paraíba está vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), com coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e parceria do Sebrae-PB. O Programa contribui para a valorização e a criação de oportunidade de subsistência e divulgação do artesanato paraibano e atende, em 126 municípios do Estado, 5.860 artesãos cadastrados.