Fale Conosco

18 de novembro de 2014

Feira de Cultura Afro-Paraibana começa nesta quarta-feira no Espaço Cultural



Artistas negros e negras da Paraíba mostram seus trabalhos desta quarta-feira (19) até sexta-feira (21), das 15h às 20h, na Feira de Cultura Afro-Paraibana, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento integra a programação do Novembro Negro 2014 – Mais Equidade e Menos Racismo, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Funesc e Programa de Artesanato da Paraíba.

O público vai conferir a produção de artesanato e cerâmicas produzidos pelas comunidades quilombolas do Talhado, da cidade de Santa Luzia, e Gurugi, no Conde. Além disso, haverá tendas com bijuterias artesanais (biojóias) e Espaço da Beleza Negra com a trançadeira Raíza Santos e técnicas de turbantes.

Na culinária, serão vendidos produtos das comunidades de religião de matrizes africanas – Candomblé e Umbanda – como acarajés, caruru, cuscuz, tapioca, vatapá, cocada e bolinho de estudante. O artista plástico africano Guilherme Semêdo fará exposição com foco na temática étnico racial.

Na quinta-feira (20), às 17h, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileira e Indígena (Neabi) da UFPB lança os Cadernos Afro-Paraibanos e o escritor Jerdivan Nóbrega, o livro Irmandade dos Negros do Rosário de Pombal.

Já na sexta-feira (21), as atividades culturais continuam com o grupo de afoxé de Bayeux, Liberdade Negra, e o Coco do Mestre Benedito, de Cabedelo.