Fale Conosco

22 de maio de 2013

Feira de Cidadania LGBT promove atendimento no Ponto de Cem Réis



feira lgbt foto kleide teixeira 252 270x198 - Feira de Cidadania LGBT promove atendimento no Ponto de Cem RéisMais de 300 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (22) pelo balcão de serviços da I Feira de Cidadania de lésbicas, gays, bissexuais , travestis e transexuais (LGBT), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. A população buscou os serviços para ter acesso ao Programa Cidadão – para retirada de documentação – e obter informações sobre como enfrentar a homofobia. O evento é uma promoção da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

Segundo a gerente de Direitos Sexuais e LGBT, Roberta Schultz, a população também teve direito ao teste rápido de HIV e hepatites virais e conheceu os serviços do Espaço LGBT – Centro de Referencia de Enfrentamento a Homofobia do Governo do Estado. No stand, as pessoas receberam material informativo sobre a campanha contra homofobia “Tire o Respeito do Armário”.

feira lgbt foto kleide teixeira 01 270x198 - Feira de Cidadania LGBT promove atendimento no Ponto de Cem RéisA atividade, que começou no último sábado, em Cajazeiras, integra a programação de ações de enfrentamento a homofobia, lesbofobia e transfobia relacionadas ao Dia Estadual de Enfrentamento à Homofobia na Paraíba (17 de maio) e ao Dia do Orgulho LGBT (28 de junho).

Um dos representantes do Movimento Espírito Lilás (MEL), Luciano Bezerra, disse que as feiras para LGBT representam um avanço e um compromisso do governo com o público LGBT. “A feira chama atenção da população sobre a questão da violência e dos crimes homofóbicos. Vivemos hoje uma luta pela implementação dos direitos e políticas públicas para o público LGBT. Nos últimos 30 anos, houve um grande avanço, mas ainda precisamos discutir a questão da adoção e também a criminalização da homofobia”, disse.

A I Feira de Cidadania LGBT também oferece atendimento da Defensoria Pública, além de corte de cabelo oferecido pelo Senac. O evento tem apoio da Defensoria Pública, Secretaria de Segurança, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Senac, Movimento LGBT e Secretaria de Saúde do Estado. Está prevista para o dia 6 de junho a realização da feirasde serviços em Rio Tinto.