Fale Conosco

9 de março de 2012

Feira da Agricultura Familiar e homenagem à mulher rural repercutem em Alagoinha



A Feira da Agricultura Familiar realizada em Alagoinha, na quinta-feira (8), quando foram prestadas homenagens às mulheres agricultoras do município, serviu para despertar ainda mais a consciência para o cultivo de produtos agrícolas sem agrotóxicos. O evento foi uma promoção da Prefeitura Municipal local e do Governo do Estado, por intermédio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com a participação de agricultores e agricultoras de várias comunidades rurais.

Presente ao evento, o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, destacou que as parcerias firmadas com o Governo da Paraíba têm possibilitado avanços na consolidação de ações concretas, entre outras, em favor da agricultura familiar. A prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão, também destacou a parcerias.

Durante a Feira, as mulheres agricultoras de Alagoinha que trabalham com artesanato expuseram seus produtos, com boa aceitação pelos visitantes. O coordenador regional da Emater em Guarabira, José Alexandre Marques, informou que existem várias ações sendo executadas com grupos de mulheres e jovens agricultores na região do Brejo.

A abertura da feira aconteceu às 7h, na Rua José Belo, constando de uma programação que incluiu apresentações culturais dos filhos de agricultores familiares. A população teve acesso a serviços de saúde, com consultas médicas e verificação de pressão, e ações de cidadania, com o fornecimento gratuito de documentos pessoais, por meio do Programa Cidadão, além de palestras sobre variados temas agropecuários e sociais, dentre eles a Saúde da Mulher.