Fale Conosco

9 de abril de 2012

FCJA terá lançamento de livro que aponta deficiências no Ensino Médio



Uma análise sobre as deficiências do Ensino Médio brasileiro é tema do livro do professor Moaci Alves Carneiro. A obra, que tem como título “O nó do Ensino Médio”, será lançada nesta quarta-feira (11), às 19h, na Fundação Casa de José Américo (orla do Cabo Branco, nº 3336).

Com selo da Editora Vozes e distribuído em 285 páginas, o livro tem apresentação assinada por Maria do Socorro Santos Uchoa Carneiro, que é consultora sênior de Organismos Nacionais e Internacionais para a área de Educação Básica. Segundo ela, os caminhos do ensino médio brasileiro têm oscilado ao longo da história educacional. “As reformas se sucedem e, com elas, o Ensino Médio ensaia passos, quase sempre trôpegos, na direção de um destino incerto”, analisa.

Ela destaca que o Ensino Médio (em formulação e em funcionamento), é conduzido por rotas equivocadas, gerando confusões conceituais, a exemplo da preparação para acessar a universidade, e não como etapa final da Educação Básica. E observa: “Talvez este emaranhado de equívocos contribua para a indefinição das funções socioeducacionais do Ensino Médio e para torná-lo, prevalecentemente, refém do vestibular. Circunstância agravada hoje pela decisão do Ministério de Educação de transformar o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em prova de acesso ao Ensino Superior”.

O autor – Moaci Alves Carneiro, ex-professor de Organização da Educação Brasileira na UFPB e na UnB, fez estudos de especialização na universidade do estado de Nova York e doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Nesta cidade, foi professor visitante do Colégio Cooperativo Internacional.

Foi reitor e secretário de Estado da Educação, diretor de Operações do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação/FNDE e tem atuado como consultor em vários órgãos internacionais (Crub, Consed, MEC, Interlegis).

Como representante do MEC, integrou grupos de trabalho no Congresso Nacional, na elaboração do texto final da LDB. Autor de 22 livros na área de legislação de ensino, notadamente “LDB Fácil”, é consultor sênior do Instituto Interdisciplinar de Brasília e diretor da Faculdade de Direito da Faciplac-DF.