João Pessoa
Feed de Notícias

FCJA sedia lançamento de livro sobre “Sistemas Sustentáveis de Esgotos”

quarta-feira, 4 de maio de 2016 - 09:59 - Fotos: 

A Fundação Casa de José Américo sediará o lançamento de livro sobre “Sistemas Sustentáveis de Esgotos”, da autoria dos engenheiros Sérgio Rolim Mendonça e Luciana Coêlho Mendonça, nesta sexta-feira (6), às 18h. Com selo da editora paulista Blucher, a obra (348 pgs) será apresentada pelo engenheiro José Reinolds Cardoso de Melo.

O livro apresenta detalhes de como projetar um sistema completo de esgotamento sanitário para pequenas e médias cidades, apresentando fundamentos teóricos e inúmeros exemplos práticos que serão de grande utilidade aos estudantes de cursos de graduação e pós-graduação nas engenharias civil, sanitária e ambiental.

São abordados temas como características dos esgotos, hidráulicas dos coletores, canais, condutos forçados, estações elevatórias, tratamento de esgotos por meio de sistemas de lagoas de estabilização, remoção de lodos e gestão no reuso de águas residuais tratadas na agricultura.

O livro finaliza com a apresentação de um estudo de caso de uma consultoria para avaliação de projeto e proposta de tratamento de esgotos para duas cidades da América Latina, que auxiliará de maneira bem prática os profissionais envolvidos com o tema.

“A vasta experiência de Sérgio Rolim na qualidade de assessor de Sistemas de Águas  Residuais da OPAS/OMS na América Latina e no Caribe e da professora Luciana Mendonça na Universidade Federal de Sergipe torna esta obra muito útil para os profissionais que trabalham nas empresas de água e esgotos e para projetistas da área de saneamento”, destaca a contracapa do livro.

Os autores

Sérgio Rolim Mendonça é engenheiro civil (UFPB) e sanitarista (USP) e “Master of Science” em Controle da Poluição Ambiental pela Universidade de Leeds, Inglaterra. Foi professor do Centro de Tecnologia da UFPB, engenheiro e diretor de Operação e Manutenção da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), diretor Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Assessor da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS) na Colômbia, México e Peru.

Tem trabalhado como consultor para várias firmas em diversos países da América Latina e publicou mais de 70 trabalhos técnicos no Brasil e no exterior, com destaques para “Manual do Reparador de Medidores de Água”, CETESB, SP, e para “Sistemas de Lagunas de Estabilización: Cómo Utilizar Aguas Residuales Tratadas en Sistemas de Regadío”, McGraw-Hill, com cerca de oito mil exemplares vendidos na América Hispânica. Laureado com vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de Professor Emérito da UFPB. É atualmente presidente da Academia Paraibana de Engenharia.

Luciana Coêlho Mendonça é engenheira civil (UFPB) e mestre e doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). É professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na área de Saneamento e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: reuso de efluentes, lagoas de estabilização, microbiologia, lodo de estações de tratamento de esgotos e de água, resíduos sólidos e compostagem de resíduos orgânicos.

Possui artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais, co-autoria de livro e de dois capítulos de livros publicados e mais de 30 trabalhos completos e resumos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais. Foi laureada com prêmios de orientação de melhor trabalho científico e de participação em olimpíadas ambientais em Sergipe. Atualmente é vice-chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFS.