Fale Conosco

25 de outubro de 2011

FCJA reúne arquivistas para debater modernização documental



Técnicos e especialistas em arquivologia das universidades estadual e federal da Paraíba (UEPB e UFPB), da Prefeitura Municipal de João Pessoa e da Fundação Casa de José Américo (FCJA) se reúnem nesta quarta-feira (26) para discutir a modernização administrativa da gestão documental.

O encontro começa às 14h30, na sede da FCJA, é organizado pelo Departamento de Documentação e Arquivo e integra a comemoração do Dia do Arquivista, que transcorreu em 20 desse mês.

Na ocasião serão tratadas questões que envolvem a ação dos profissionais da Arquivologia neste momento, incluindo a sua importância, a expansão da qualificação e a realização da Conferência Nacional de Arquivos, no próximo mês de dezembro. Serão apresentados informes da Conferência Regional de Arquivos – Etapa Regional Nordeste, realizada no período de 17 e 18 deste mês, em Salvador.

Da programação consta ainda a apresentação das linhas gerais para a constituição do Fórum Paraibano de Arquivos Públicos e definição de data para a reunião de sua criação. Na parte final, serão entregues CDs com certificados dos participantes e o conteúdo de todas as atividades realizadas no 2º Encontro de Gestão Documental, realizado no início deste mês.

Acervo – Dentre ex-governadores e personalidades de diversas áreas, o Departamento de Documentação e Arquivo da FCJA tem sob sua responsabilidade 28 acervos: José Américo de Almeida, Antônio da Silva Marques Mariz, Cássio Cunha Lima, Cícero de Lucena Filho, Dorgival Terceiro Neto, Ernani Sátiro, Gratuliano da Costa Brito, Ivan Bichara Sobreira, João Agripino, Milton Bezerra Cabral, José Targino Maranhão, Pedro Gondim, Ronaldo da Cunha Lima, Tarcísio de Miranda Burity, Wilson Braga, Abelardo Jurema, Ascendino Leite, José Rafael de Menezes, José Targino Pereira da Costa, Juarez da Gama Batista, Lauro Pires Xavier, Oswaldo Trigueiro de A. e Melo, Paulo Nunes Batista, Virginius da Gama e Melo.

Coleções de Aécio Villar de Aquino, Eduardo Martins, Edwaldo Ferreira Ouro (História dos Municípios) e Neuma Fechine (Literatura de Cordel), além de hemeroteca com os jornais A União, Correio da Paraíba, O Norte, entre outros, também estão sob a custódia do Departamento.