João Pessoa
Feed de Notícias

FCJA registra com alguns eventos os 30 anos de morte de seu Patrono

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 11:31 - Fotos: 
No dia 10 de março a Fundação Casa de José Américo (FCJA) registra com alguns eventos os 30 anos de morte de seu Patrono, ministro José Américo de Almeida. Paraibano da cidade de Areia, José Américo nasceu em 10 de janeiro de 1887 e faleceu no dia 10 de março de 1980, em João Pessoa. No mesmo ano foi criada a FCJA.

A presidente da Fundação, Letícia das Mercês Maia, revela que no dia 9 de março, às 16h, na Fundação, a escritora Ângela Bezerra de Castro profere palestra sobre José Américo de Almeida. No dia 10, às 17h, na Paróquia Santo Antonio, em Tambaú, será celebrada Missa pelos 30 anos de falecimento do ministro José Américo.

Antes, no dia 2 de março, a FCJA promove a “Manhã da Saúde” com o objetivo de divulgar a instituição. O evento acontecerá na Orla do Cabo Branco, em frente à Fundação, no horário das 6h às 8h. Já no próximo dia 3 será apresentado à imprensa o Relatório de Atividades da FCJA no exercício de 2009 e suas Perspectivas e Metas para este ano de 2010. Na ocasião, o artista plástico Clóvis Júnior realizará exposição de seus trabalhos.

José Américo de Almeida foi um dos mais notáveis paraibanos do século XX. Escritor, político, ministro da Aviação e Obras Públicas no Governo Getúlio Vargas, eleito governador da Paraíba em 1950, candidato à Presidência da República em 1937, secretário do Governo estadual. É patrono do Ministério Público do Estado da Paraíba. Dentre suas obras A Bagaceira, Coiteiros, O Boqueirão, Ano do Nego e Antes que me esqueça.

Josélio Carneiro, com foto de Walter Rafael da Secom