Fale Conosco

14 de maio de 2018

FCJA integra programação da Semana Nacional de Museus



A Fundação Casa de José Américo, por meio do seu Museu, integrará as atividades da 16ª Semana Nacional de Museus, com a realização de uma mesa-redonda, nesta quinta-feira (17), às 9h, em seu Auditório. A programação constará de projeção de vídeos, documentários e uma palestra relacionados à temática Museus Hiperconectados, que é o tema central do evento, definido pelo Ibram.

A coordenação dos trabalhos, projeção dos vídeos e análises será de Átila Tolentino, mestre em Sociologia, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com atuação no Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional, e experiência na área de museologia e patrimônio. A palestra sobre o tema será desenvolvida pelo professor Pedro Estrela, doutor pela Universidade de Paris VI, lecionando na Universidade Federal da Paraíba; curador da Coleção de Mamíferos do DSE/CCEN e corresponsável pela implantação do Museu de História Natural que será iniciado como museu virtual.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente, para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de mobilizar instituições museológicas brasileiras, firmando parcerias, a partir de programações em torno de uma mesma temática.

Nesta edição, de 14 a 20 de maio, 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre outras atividades. Tudo voltado para o tema central, que é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.