Fale Conosco

3 de outubro de 2011

FCJA inicia curso sobre gestão documental e reúne especialistas em arquivos



Com a participação de servidores de diversos órgãos públicos estaduais, a Fundação Casa de José Américo abriu, na manhã desta segunda-feira (3), uma série de cursos sobre gestão documental. O objetivo é reunir conhecimento e técnica para subsidiar ações de modernização administrativa do governo estadual.

Os cursos integram as atividades do 2º Encontro sobre Gestão Documental: por uma política estadual de arquivos públicos, que prosseguirá até quinta-feira (6). O evento também prevê reuniões, palestras e mesas-redondas.

No conteúdo do programa estão temáticas como as bases da ciência arquivística, o processo de gestão documental, políticas públicas arquivísticas: teoria e práticas. Os cursos estão sendo ministrados pelas professoras Ana Andréa Amorim, Laura Helena Baracuhy, Gloriete Pimentel e Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço. As aulas acontecem de manhã e à tarde.

Na quarta-feira (5), às 14h, começarão as palestras e mesas-redondas, ministradas por especialistas de diversos estados, e abertas ao público. O tema será “Políticas públicas – o arquivo público e sua gestão”, por Ieda Bernardes Pimenta. Após o intervalo, mediada por Josemar Henrique, haverá uma mesa-redonda sobre “Gestão Documental: Diagnósticos”, tendo como expositores: Ieda Pimenta, Irene Fernandes, Ana Andréa Amorim e Maria José Lima.

Quinta-feira (6), às 14h, o tema da mesa-redonda será “Gestão documental: propostas”. Mediada por Maria Meriane Rocha, terá como expositores Rosângela Cunha, Mônica Pádua, Margarida Dias e Lúcia de Fátima Guerra. Após o intervalo, Rosângela Cunha fará a palestra de encerramento do evento sobre “Gestão Eletrônica de Documentos – conceitos de GED e segurança dois sistemas de informação em arquivos públicos estaduais”.