Fale Conosco

4 de agosto de 2011

FCJA é palco para lançamento do mais novo livro de Hildeberto Barbosa Filho, dia 8



O professor universitário, crítico literário e acadêmico Hildeberto Barbosa Filho lançará o livro “O Caos e a Neblina: Vanildo Brito e a Geração 59”, na próxima segunda-feira (08), às 18h30, na Fundação Casa de José Américo, instituição parceira na realização do evento. A FCJA fica na Avenida Cabo Branco, 3336.

A obra é um ensaio crítico envolvendo os aspectos históricos e estéticos da Geração 59, movimento cultural dos anos 50/60, responsável, sobretudo, pela renovação da linguagem artística em âmbito local, considerando a tradição literária (àquele tempo, já inteiramente desgastada).

Conforme explica o autor, dentro do contexto cultural surge a figura central, o epônimo daquela geração, Vanildo Brito, que, por sua vez, tem a sua obra poética analisada tanto no que concerne a processos retóricos e criativos quanto à dimensão tradutória. Na obra em pauta, ainda se estudam outros nomes que pontificaram na poesia, a exemplo de José Bezerra Cavalcante, Jomar Morais Souto, Rejane Sobreira e outros que, de uma forma ou de outra, integraram o ciclo daquela geração.

O autor – Nascido em Aroeiras, Cariri paraibano, Hildeberto Barbosa Filho é professor da UFPB, membro da APL, da APF e da API, e um dos mais combativos críticos do estado e da região, veiculando seus trabalhos em diversos órgãos de cultura, a exemplo de A União, o Correio das Artes e o Contraponto.

“O Caos e a Neblina”, que traz o selo da Editora Idéia, vem, assim, robustecer uma obra crítica em torno da literatura paraibana, levada a cabo pelo poeta e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho em inúmeros títulos.