Fale Conosco

5 de outubro de 2011

Fapesq lança edital de bolsas de iniciação científica júnior para alunos do ensino médio



A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) está com inscrições abertas para alunos do ensino médio da rede pública se candidatarem ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC/JR 2011/2012). Estão sendo disponibilizadas 130 bolsas.

Cada aluno selecionado receberá R$ 100,00 mensais, por um período de um ano. As inscrições encerram-se em 31 deste mês e a divulgação do resultado está prevista para o dia 17 de novembro. Os bolsistas devem começar suas atividades no início de dezembro.

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos e centros de pesquisas.

O edital será operacionalizado pela Fapesq em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centros de pesquisas e com os Institutos Federais de Educação (IFPB).

Para se candidatar o aluno deverá estar concluindo o primeiro ano do ensino médio ou técnico profissionalizante em dezembro de 2011, em escola da rede pública de ensino da Paraíba; possuir frequência igual ou superior a 90%, no primeiro ano do ensino médio; apresentar média global igual ou superior a 8,0 (oito) no primeiro ano do ensino médio; ter disponibilidade de 10 horas semanais para dedicar às atividades da bolsa. No momento de implementação da bolsa o candidato deverá apresentar currículo cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/).

Os alunos devem se inscrever na secretaria da sua escola, que fornecerá o formulário de inscrição e verificará todos os documentos exigidos. A documentação poderá ser encaminhada pelos Correios com comprovante de postagem até o dia 31 deste mês para o endereço: Fundação de Apoio à Pesquisa – Fapesq, edital 001/2011 – Fapesq/CNPq – Programa IC/JR, Rua Emiliano Rosendo da Silva, S/N, Bairro de Bodocongó, CEP 58.429-690, Campina Grande – PB; ou entregue diretamente no setor de protocolo da Fapesq até às 18 horas, do último dia deste mês.

Os alunos selecionados ficarão sob a responsabilidade de orientadores escolhidos entre aqueles indicados pelas Universidades que atuam em seu município, ou pelas instituições da rede pública de ensino do Estado, seguindo a ordem de classificação e levando em consideração, quando possível, a preferência por área do conhecimento indicada no formulário de inscrição.

Os projetos deverão ser desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino superior públicas ou institutos/centros de pesquisas sediados no Estado da Paraíba.

Critérios – Os orientadores indicados deverão apresentar plano de trabalho incluindo as atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas, e atender aos seguintes critérios: ter vínculo formal com instituição de ensino superior ou institutos e centros de pesquisa; possuir no mínimo o título de mestre ou perfil científico equivalente e demonstrar experiência em atividades de pesquisa, cultural, artística, ou em desenvolvimento tecnológico; ter produção profissional divulgada em revistas especializadas, livros, capítulo de livros, anais de encontros científicos, exposições, etc; adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias para a execução das atividades; ter currículo atualizado na plataforma Lattes. O edital está disponível no endereço www.fapesq.rpp.br