Fale Conosco

23 de maio de 2012

Famílias de Remígio são beneficiadas com recursos do programa Brasil Sem Miséria



A Jornada de Inclusão Produtiva que o Governo do Estado vem realizando em todo o Estado aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) na cidade de Remígio, com a participação de cerca de 400 pessoas. Dos 180 agricultores familiares acompanhados no município pela Chamada Pública, 36 foram contemplados pelo Programa Brasil Sem Miséria com recursos de R$ 2.400,00 para desenvolver projetos pelas famílias que terão assistência total da Emater Paraíba, além de outras ações que proporcionarão a melhoria da qualidade de vida no campo.

Durante o evento, que reuniu agricultores familiares de várias comunidades rurais do município, foram distribuídas sementes de milho e feijão, e assinados contrato para emissão de laudos do Garantia Safra 2011 – 2012 e termo de adesão da renegociação e regularização das áreas de assentamentos rurais do Programa Nacional de Crédito Fundiário e Banco da Terra, entre outras ações.

Diversos parceiros da Jornada de Inclusão Produtiva estiveram presentes, a exemplo do Projeto Cooperar, do Interpa, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e bancos oficiais que receberam propostas de financiamentos para a agricultura familiar. Técnicos da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), tiraram dúvidas dos agricultores e esclareceram como proceder com relação a campanha de vacinação contra a febre aftosa.

O agricultor familiar João Felinto de Sousa, do Sitio Tanques, que tem uma pequena criação de ovinos, preencheu proposta de financiamento de novos animais. Sua meta é ampliar as atividades para, no futuro, também participar dos programas de aquisição de alimentos do governo. Sobre a Jornada de Inclusão Produtiva organizada pela Emater, através de seus escritórios regionais em Areia e local, em Remígio, ele disse que era um evento que já deveria ter acontecido porque permitiu tirar muitas dúvidas e rapidamente fazer encaminhamentos dos pleitos que desejava.

O secretário da Sedap, Marenilson Batista, lembrou que a Emater tem presença efetiva em todo o Estado com ações concretas de assessoramento ao agricultor familiar e, em Remígio, naquela data, os serviços disponíveis ao agricultor familiar estavam sendo agilizados, a exemplo do que faziam outros parceiros do governo. “O caminho do desenvolvimento sustentável do Estado passa pela inclusão social, com mais agricultor familiar produzindo e comercializando”.

Já o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, disse que a finalidade da jornada é possibilitar avanços das ações em favor do agricultor familiar paraibano e anunciou que até o final deste mês outros eventos acontecerão em diversas cidades, de modo que maior número de familiares tenham acesso aos programas de governo para melhorar a qualidade de vida.

Também falaram na ocasião, o secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo Araújo; o representante do MDA na Paraíba, Antônio Silva; o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Euzébio Cavalcanti, e do Cooperar, Fábio Oliveira, entre outros parceiros. O coordenador de operações da Emater, Jailson Lopes da Penha, também participou do evento.