João Pessoa
Feed de Notícias

Família de Ariano Suassuna prestigia inauguração do Teatro Pedra do Reino

quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 09:55 - Fotos:  Karlos Antonio

A família do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna se emocionou ao participar da inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, na noite dessa quarta-feira (5), especialmente quando o governador Ricardo Coutinho apresentou a escultura de Ariano, fixada na entrada do teatro. A viúva Zélia Suassuna definiu o momento em poucas palavras: “Estou emocionada. Mal consigo falar”.

A escultura de Ariano Suassuna possui características fortes do poeta, com detalhes minuciosos traçados pelo escultor Jurandir Maciel. “Procurei dar o melhor de mim. Precisei pesquisar, estudar Ariano, sua maneira de se vestir e pra isso contei com a ajuda da família dele. O neto do poeta, filho de Mariana Suassuna, vestiu algumas roupas do avô para me ajudar na inspiração. A semelhança com Ariano, mesma altura e outros detalhes, me permitiu uma certa afinidade com o trabalho a ser realizado”, disse.

Ainda sobre a escultura o artista Jurandir Maciel destacou a característica da sua obra de arte. “Esse material é todo em bronze fundido, no processo de cera perdida – oco por dentro. Se trata de um processo diferente das fundições de esculturas tradicionais, moroso e mais demorado”, explicou o artista, compartilhando detalhes sobre a representação da obra. “O arco representa o mundo de Ariano Suassuna. Me preocupei quando imaginei a imagem de Ariano sozinha na entrada do Teatro. A partir dessa preocupação tive a ideia do portal. Resolvi inserir desenhos do poeta para compor um arco que protege a escultura. Todas essas gravuras são figuras do próprio Ariano, muitas das quais o poeta usou em suas obras. Toda a arte é de Ariano Suassuna. Executei apenas a minha arte no sentido da criação da escultura”, destacou.

A filha de Ariano, Mariana Suassuna, mãe de Rafael Suassuna, disse que o filho ainda tentou comparecer à solenidade do teatro que leva o nome de uma obra do seu avô e explicou a contribuição do filho no processo de criação da escultura feita pelo artista Jurandir Maciel. “O Rafael vestiu algumas roupas do avô para que o artista fizesse um registro fotográfico. Meu filho tem uma forte semelhança com o avô, semelhança essa que vem chamando atenção da própria família, principalmente quem conheceu meu pai quando ele era jovem. Meu filho ficou bem contente com a homenagem e ao mesmo tempo ficou bem emocionado em poder contribuir de alguma forma”, enfatizou Mariana.

Para Simone Guimarães, diretora-superintendente de Obras do Plano do Desenvolvimento do Estado (Suplan), o dia 5 de agosto de 2015 é um marco na vida de todos os paraibanos. “É o final de um ciclo que marca o início de um novo tempo. Com essa obra do Governo do Estado, a Capital está pronta para receber grandes eventos locais, nacionais e internacionais. Foram recursos muito bem distribuídos em cada pedaço dessa obra. Fico feliz em fazer parte desse marco de desenvolvimento do meu estado, ao lado do nosso governador Ricardo Coutinho”, comentou.