João Pessoa
Feed de Notícias

Família de Ariano Suassuna confirma presença na inauguração do Teatro A Pedra do Reino

terça-feira, 28 de julho de 2015 - 09:33 - Fotos:  Secom-PB

A família do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna confirmou presença na inauguração do Teatro A Pedra do Reino, no próximo dia 5 de agosto, em João Pessoa. Os filhos de Ariano, Manuel Dantas Suassuna e Mariana Suassuna, receberam os convites do governador Ricardo Coutinho, que foi representado pelo secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, e pela superintendente da Suplan, Simone Guimarães.

Para a família, a homenagem representa um importante reconhecimento do povo paraibano. “Ficamos muitos felizes em receber essa notícia sobre a escultura de Ariano Suassuna que vai compor o interior do novo teatro de João Pessoa. Por todo o amor que meu pai dedicou à Cultura, essa vai ser uma forma de manter a sua memória viva”, afirmou a filha de Ariano, Mariana Suassuna.

“São atitudes como essa do governador Ricardo Coutinho, que enriquecem as obras do Governo do Estado. O Teatro A Pedra do Reino está muito bem representado por Ariano Suassuna, que é exaltado pela sua trajetória no teatro, na dramaturgia e por ser essa figura tão importante da nossa Cultura Nordestina”, ressaltou a superintendente da Suplan, Simone Guimarães.

De acordo com secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, esse é mais um reconhecimento do Governo do Estado a uma das personalidades mais importantes da Cultura Brasileira. “É uma conexão que se faz com a história do poeta Ariano Suassuna, onde estamos construindo uma ligação com a própria história da Paraíba. Essa escultura e até mesmo o próprio nome do teatro – A Pedra do Reino, agora somam-se a outros reconhecimentos da vida e obra de Ariano, como, por exemplo, o Museu Armorial dos Sertões, no município de Aparecida, e a escultura Pedra do Reino, no Parque Solon de Lucena”, destacou o secretário.

O filho do homenageado, Manuel Dantas Suassuna, disse que a homenagem emocionou a todos os familiares. “A felicidade nos contagiou, ainda mais uma homenagem vinda da terra onde meu pai nasceu. Ficamos muito felizes, também, porque meu pai era muito ligado ao teatro e agora a sua escultura vai fazer parte de um dos maiores teatros do Brasil, recebendo todos os públicos que ali estiverem prestigiando algum evento”, comentou.

O artista Jurandir Maciel, que está compondo a escultura que será afixada no teatro informou que conta com a aprovação da família na produção do monumento artístico que vai representar a imagem do poeta.  “É uma grande alegria e ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade. Fui convidado para fazer o Ariano Suassuna. O poeta apresenta características bem singulares, acredito que dificilmente seja possível encontrar alguém parecido. A responsabilidade é bem grande. Como artista, me sinto honrado. Trabalho dando o melhor de mim para que as pessoas possam ver, no resultado final, a perpetuação desse tão importante representante da nossa cultura popular”, enfatizou o escultor.

O Teatro - Com quase três mil lugares o Teatro A Pedra do Reino é o maior do Nordeste, segundo do Brasil e um dos maiores da América Latina. O local possui uma área de 11.763,00 m² e possui assentos para portadores de mobilidade reduzida. Para a realização da obra foram investidos recursos na ordem de R$ 60 milhões.

A entrega do teatro vai ser marcada pelo show da Orquestra Sinfônica da Paraíba e das cantoras Zélia Duncan e Maria Juliana.