Fale Conosco

3 de julho de 2009

Falta de plano de drenagem urbana é a causa de alagamento e inundação em João Pessoa



Os alagamentos e inundações que provocam tanto prejuízo nas cidades brasileiras ocorrem porque não existe um planejamento em relação ao escoamento da água da chuva. O mesmo problema atinge a capital da Paraíba, justamente por falta de um plano de drenagem urbana.

A afirmação vem dos engenheiros civis Tarcíso Cabral da Silva, doutor em engenharia hidráulica, e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Laudizio Diniz, doutor em recursos hídricos e diretor técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas-PB.

Os dois doutores participarão do quadro de entrevista do programa Espaço Ecológico deste sábado (4). Eles vão debater os problemas enfrentados pela população, em conseqüência dos alagamentos e inundações em vários bairros de João Pessoa. Os doutores irão ainda debater soluções e apontar exemplos, como a cidade de Curitiba, que já adota medidas modernas para esses problemas.

Os doutores afirmam que a cidade de João Pessoa só poderá vencer problemas, iguais aos que existem no Bessa (bairro de classe média da capital), onde muitos moradores ficam ilhados durante o inverno, quando for elaborado e executado um plano de drenagem. Os doutores explicam que o plano de drenagem de uma cidade, significa um subplano do plano diretor do município. O programa Espaço Ecológico vai ao ar todos os sábados das 9h às 10h, na rádio CBN 1230 AM.

Espaço Ecológico