Fale Conosco

13 de junho de 2011

Fala Governador: Ricardo faz balanço positivo na primeira etapa do OD



O governador Ricardo Coutinho fez um balanço positivo da conclusão da primeira etapa do Orçamento Democrático da Paraíba. Ele afirmou que as plenárias foram um grande exemplo de democracia participativa: “O Orçamento Democrático vai ter o poder de distribuir melhor os recursos aplicados no Estado”, comemorou o governador, durante o programa Fala Governador, transmitido pela Rádio Tabajara.

O governador disse que a importância das plenárias foi a de elencar as prioridades da população para distribuir melhor os recursos e espera poder avançar ainda mais para implantar um novo modelo de gestão administrativa na Paraíba.

Em cinco meses, 45 municípios já foram visitados pelo governador para dialogar e atender as questões levantadas pelo povo no interior do Estado: “É a certeza de um governador que está próximo à sua população”, disse Ricardo. No total, 12 mil pessoas participaram das 15 plenárias realizadas no primeiro ciclo de discussões. No período das plenárias do Orçamento Democrático, o Governo do Estado anunciou investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões relativos às ordens de serviços assinadas. “É um dinheiro importante que traz para a população uma perspectiva de desenvolvimento com outro ritmo e principalmente atendendo as prioridades elencadas nas plenárias porque isto é fundamental”, ressaltou.

Ricardo ainda destacou a participação de cerca de 12 mil paraibanos nas plenárias do Orçamento Democrático, que vai ter o poder de democratizar a distribuição de recursos. As plenárias, um total de 15, foram concluídas neste final de semana em Princesa Isabel, na sexta-feira (10) e no sábado (11) em Itaporanga, alto Sertão. Estes debates entre governo e sociedade constituíram a primeira etapa do programa de governo.

Ricardo Coutinho ressaltou que as plenárias se constituíram no primeiro ciclo de debates do Orçamento Democrático. “Ele não acaba agora, agora foi apenas a primeira etapa onde a população elegeu as prioridades que deverão se fazer presentes nas ações do governo seja no próximo ano ou agora, este ano, caso o governo tenha recursos”, declarou.

O governador revelou que, dentro das possibilidades do Estado, o Governo já está se antecipando com ações nas áreas de estradas, saúde, educação, para fazer com que a população tenha acesso a melhorias a partir desse processo de democratização existente hoje na Paraíba. Ricardo Coutinho lembrou que em cada plenária foram assinadas ordens de serviços.

Ricardo lembrou que o Estado não tem dinheiro para realizar todas as obras agora, e que o Orçamento Democrático busca alinhar as prioridades do povo, fazendo com que a população possa ter um salto de qualidade da vida muito importante e é isto que o Governo quer. Afirmou que o atual governo está implantando um novo modelo de gestão, um novo modelo administrativo no sentido de priorizar o interesse público. “Nós queremos fazer com que essa Paraíba dê um grande salto no seu desenvolvimento, para isto estamos economizando cada centavo e investindo nas áreas mais carentes da população”, disse.

A fase seguinte do Orçamento Democrático Estadual começa em agosto, quando serão realizadas as assembleias locais. Nesta etapa, a população se reunirá em suas respectivas cidades para eleger um grupo de Conselheiros Locais, que representarão cada município e terão a função de fiscalizar e acompanhar as demandas de sua região, que foram apontadas nas audiências regionais

BALANÇO DA 1ª ETAPA DO OD

11.359 inscritos nas 15 plenárias

Demandas

Saúde – 7.294 apontamentos

Educação – 6.021

Estradas – 2.971

Segurança – 1.758

Abastecimento d’água – 1.682

Geração de emprego e renda – 1.251

Agricultura – 546

Implantação de indústrias – 348 votos