Fale Conosco

9 de agosto de 2011

FAC realiza novo credenciamento de laticínios no Programa Leite da Paraíba



A Fundação de Ação Comunitária (FAC), responsável pela operacionalização do Programa Leite da Paraíba, constituiu uma Comissão Mista para realizar o credenciamento público de laticínios para aquisição de leite in natura. Portaria da fundação, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9), está de acordo com convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo da Paraíba.

A presidente da FAC, Denise Albuquerque, disse que, após a inscrição, os laticínios interessados em integrar o programa serão avaliados pela Comissão na questão de higienização, capacidade técnica de produção e distribuição do leite, prazos, equipamentos, capacitação de pessoal, dentre outros critérios. O edital de concorrência será lançado nos próximos dias.

Hoje o programa tem 25 laticínios contratados, fornecendo o leite. Segundo a presidente da FAC, esse número poderá aumentar ou reduzir após o trabalho de avaliação por parte da Comissão de Credenciamento Público. Por meio da parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e a Fundação de Ação Comunitária, os laticínios receberão visitas dos fiscais da Defesa Agropecuária.

O programa social incentiva a produção e o consumo de leite visando o fortalecimento da cadeia produtiva e a agricultura familiar, bem como a geração de renda e a garantia de preço do produto. Um dos objetivos é reduzir a desnutrição e a vulneralibidade social na Paraíba.

A partir de setembro, mais 37 municípios paraibanos assistidos pelo Programa Leite da Paraíba também receberão o fubá. Atualmente são distribuídos por dia 120 mil litros de leite.

Em João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Cuitegi, as famílias cadastradas no programa recebem pão e leite. Nos demais 218 municípios as famílias carentes inscritas receberão leite e fubá.