Fale Conosco

30 de setembro de 2011

Fábrica de cimento instala mais uma unidade na Paraíba



Representantes da empresa cimenteira Cimpor estiveram na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), nesta sexta-feira (30), para entregar o projeto de viabilização econômico-financeira da abertura de mais uma fábrica no Estado. O empreendimento vai se situar no município do Conde (a 1,7 km da BR 101) e recebe investimento inicial de R$ 450 milhões.

Com início de construção previsto para 2012, após a expedição de licenças ambientais dos órgãos competentes, a fábrica terá extensão de 30 hectares e beneficiará, durante a construção, cerca de 1,5 mil trabalhadores da construção civil. A inauguração está prevista para janeiro de 2014, com geração de 150 empregos diretos.

A cimenteira vai instalar um canteiro de obras piloto em parceria com o Senai, que vai oferecer curso de capacitação para a mão-de-obra. Segundo o diretor Administrativo e Financeiro da fábrica, João Marcos Contreiras, a empresa tem sinergia com o Estado, desde a primeira unidade, criada em 1997. “Temos uma sinergia muito boa com o Estado, por isso acreditamos que a fábrica vai ser mais uma unidade de sucesso”, disse.

Para a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, um investimento deste porte é muito importante para o Estado, que se preocupa, inicialmente, com a geração de emprego e renda. Além disso, a empresa mostrou bastante seriedade e organização no processo apresentando, pois o projeto da fábrica está aliado às diretrizes de desenvolvimento e proteção ambiental do governo estadual.

Segundo ela, o projeto contempla obras e atividades de desenvolvimento para a região. “A Cimpor é uma das principais apoiadoras do 1º Fórum de Fomento da Cadeia Produtiva do Polo Cimenteiro da Paraíba”, destacou ela, referindo-se a um evento coordenado pela Cinep que acontece no dia 17 de novembro e que envolve empresas da produção de cimento, fornecedores e serviços do setor como manutenção, gás, energia, água e setores públicos.

Boa impressão – O diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep, Juliano Gorski, ressaltou a importância dos projetos ambientais da Cimpor na área de energia renovável. Para ele, a instalação de mais uma fábrica de cimento na Paraíba evidencia o Estado e lhe dá o perfil de polo cimenteiro. “A unidade Caxitu, na zona rural do Conde, possui projetos inovadores na área socioambiental. Uma vez instalada, a nova fábrica estará preparada para a utilização dos resíduos sólidos urbanos como energia. Este é um destaque institucional que movimenta cooperativas, prefeituras, Governo do Estado e toda a população local”, explicou.

Na ocasião, o prefeito em exercício do Conde, Quintino Régis, ressaltou a importância de mais uma fábrica cimenteira na região. “Com a Cimpor, o Conde vai contar com quatro fábricas de cimento e temos certeza que vai trazer mais desenvolvimento a nossa cidade. Em princípio, tínhamos receio, por ser uma fábrica de cimento, mas a empresa tem grande conhecimento tecnológico de produção e segurança. Temos certeza de que trará muitos benefícios”, disse.