Fale Conosco

31 de maio de 2005

Fábio Nogueira tem projeto de lei aprovado na AL



O projeto de lei do deputado Fábio Nogueira dispondo sobre a instituição de um programa de desenvolvimento da cultura da mamona, além da formação de cooperativas de produtores e implantação de usinas de beneficiamento para obtenção de biodiesel na Paraíba, foi aprovado pela Assembléia Legislativa.


Algumas projeções, de acordo com Fábio, estimularam essa iniciativa: o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados estima que 40% do biodiesel produzido nos próximos anos sejam obtidos a partir da mamona. A Embrapa também tem outra estimativa favorável: o biodiesel poderá suprir o abastecimento de 16% da frota nacional de veículos.


Fábio considera que, através dessa iniciativa, se elevam as chances de inserir a Paraíba no Programa Nacional do Biodiesel, além de tornar o Estado competitivo e auto-suficiente na produção da mamona e gerar novas fontes de renda para a população rural.


O parlamentar acredita que essa é uma excelente alternativa para incentivar a permanência do homem no campo evitando que, pela falta de oportunidades, as famílias da zona rural migram para os grandes centros.


Ele também ressaltou que a mamona é uma planta oleaginosa de elevado potencial para outras aplicações industriais: “as sementes produzem torta e óleo que, entre as diversas utilidades, é empregado na indústria de plástico, siderurgia, saboaria, perfumaria, curtume, tintas e vernizes; sem contar que é um excelente óleo lubrificante para motores de alta rotação carburante de motores a diesel”.