João Pessoa
Feed de Notícias

Extensionistas rurais da Emater Paraíba debatem agroecologia

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 - 13:40 - Fotos: 

O processo de transição agroecológica na agricultura familiar está sendo discutido por extensionistas rurais da Emater Paraíba, durante esta semana, no Hotel Aruanã, na cidade do Conde. Faz parte também do curso, treinamento sobre boas práticas de fabricação e discussões sobre a nova Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que passará a vigorar em todo o país a partir do próximo ano.

O curso sobre agroecologia começou na segunda-feira (10) e se prolongará até esta quinta-feira (12), com a participação de 20 técnicos de todas as regiões, tendo como facilitadores Verneck Abrantes, José Geraldo Rodrigues dos Santos e Jailson da Penha Lopes.

O curso é realizado numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com a Emater Paraíba, por meio do convênio 701154-2008, que visa ampliar o processo de transição agroecológica na agricultura familiar do Estado, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.

Já o curso de boas práticas de fabricação, que tem a participação de 25 extensionistas, tendo como facilitadores Genival Soares e Mércia Lucas, visa contribuir com a melhoria na qualidade dos produtos da agricultura familiar, possibilitando participar de novos mercados. Nesta quarta-feira (11), Jailson Lopes proferiu palestra sobre “agroecologia no programa nacional de Ater”.