João Pessoa
Feed de Notícias

Extensionistas da Emater participam de oficina de nivelamento em JP

segunda-feira, 15 de março de 2010 - 14:15 - Fotos: 
Extensionistas dos 23 municípios da região administrativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) em João Pessoa, participam nesta terça (16) de uma oficina de nivelamento técnico sobre a constituição de associações rurais face ao novo Código Civil e a gestão organizacional.

De acordo com a gerente regional da Emater-PB, Zilda Abrantes, a oficina, que será realizada na sede da empresa, na estrada de Cabedelo, tem como objetivo discutir com os extensionistas as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com um caráter educativo, colocando o agricultor familiar como protagonista do processo de desenvolvimento rural sustentável.

“É preciso existir uma relação de confiança entre os atores que operam sobre a realidade e os que são favorecidos com essas ações, dentro de um processo permanente de construção e reconstrução da história da comunidade”, disse Zilda, acrescentando que para efetivar esse processo é necessário que sejam implantados procedimentos participativos integrados a dinâmica local, buscando viabilizar as condições para o exercício da cidadania.

A oficina terá como facilitadores as assessoras estaduais do Núcleo de Extensão Social (Nueso), com apoio da Gerência Regional Social de João Pessoa e a participação do contador da empresa, Orleans Silva Martins, que irá esclarecer sobre as obrigações sociais e fiscais das associações rurais. Prestigiam a abertura do evento a diretoria colegiada da Emater-PB e o coordenador regional, Guilherme do Nascimento Soares.  

Ainda com o intuito de fortalecer a agricultura familiar, a Emater-PB, em  parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as prefeituras municipais e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), realizará, durante todo o mês de abril, capacitação das associações comunitárias rurais dos municípios da região de João Pessoa.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB