João Pessoa
Feed de Notícias

Extensão da UEPB é destaque da Revista Genética na Escola

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 19:01 - Fotos: 

No ano em que se comemora o bicentenário de nascimento de Charles Darwin, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolve uma série de ações para divulgar a Teoria da Evolução junto às instituições de ensino. Entre as atividades figura o Projeto de Extensão Exposições Científicas nas Escolas, estruturado no curso de Biologia. A iniciativa, que envolveu oito escolas estaduais de Campina Grande e 800 alunos do Ensino Médio, alcançou tamanho êxito na mais recente publicação da Revista Genética na Escola. A publicação é semestral e on-line, sob a chancela da Sociedade Brasileira de Genética.

Tudo começou em agosto de 2008, quando 250 estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas da UEPB foram convidados a ler, na disciplina Práticas Pedagógicas em Ciências Biológicas, as obras ‘Darwin: do Telhado das Américas à Teoria da Evolução’ (de autoria de Nélio Bizzo), e ‘Evolução Biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano de sala de aula’, de Silvana Santos. A partir dessas leituras, os graduandos foram convidados a criar painéis feitos de TNT e giz de cera para composição de uma exposição itinerante, que seria mostrada a professores da rede pública em um curso de formação continuada. Ao longo desse processo de preparação da exposição, uma das produções que se destacou foi o ‘Cordel do Darwin’.

A inspiração surgiu quando alguns estudantes de uma das turmas assistiram a uma palestra ministrada pelo cordelista Josenildo Maria de Lima, que utiliza sua arte para ensinar as leis da Física. Josenildo foi convidado a ensinar aos alunos da Biologia na elaboração das estrofes e das rimas próprias da literatura de cordel. O “Cordel de Darwin” é composto por dezesseis estrofes que retratam os principais eventos narrados no livro, e é encerrado com uma estrofe específica sobre a teoria sintética da evolução. A partir da letra do cordel, Elnathan Monteiro da Silva, músico e licenciando em Biologia, criou o ‘Forró do Darwin’.

Os autores – O projeto é de autoria de Allysson Allan de Farias, Ednno dos Santos Almeida, Raissa Azevedo Brasileiro, Uirá Souto Melo, Marina Tanieri de O. Soares, Alexandre Sarmento Queiroga, Laura Maria Marinho A. Barbosa e Evaldo de Lira Azevedo, sob a coordenação da professora Silvana Santos.

Conforme Silvana, a publicação na Revista Genética na Escola veio elevar ainda mais o empenho dos estudantes envolvidos na atividade. “Eles foram muito dedicados e criativos. Trabalharam muito para o sucesso do projeto, que terminou se transformando num artigo de uma das revistas mais importantes do País nesse segmento. Estamos muito felizes”, ressaltou. O artigo está em http://www.geneticanaescola.com.br/ano4vol2/MS02_002.pdf.

A publicação – A Revista Genética na Escola, on-line, tem como objetivo subsidiar debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de genética. O público-alvo é formado por professores do ensino médio e superior.

Dentro de suas diferentes seções, a revista oferece oportunidade aos autores de submeterem artigos sobre ‘Temas atuais em genética’, ‘Atividades práticas’, ‘Trabalhos clássicos’ e ‘Metodologias alternativas’ que abordem uma das seguintes áreas: Genética Humana e Médica, Genética do Desenvolvimento, Genética Vegetal, Genética Animal, Genética Evolutiva, Genética de Microorganismos, Mutagênese e Ensino de Genética.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB