João Pessoa
Feed de Notícias

Exposição reúne trabalhos de três artistas plásticos na galeria Archidy Picado

terça-feira, 31 de julho de 2012 - 12:15 - Fotos: 

Composta por obras de três artistas do Grupo Dia, a mostra “3 Tempos” será aberta nesta quinta-feira (2), às 19h, na Galeria Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. A exposição, que ficará em cartaz até 30 de agosto, é o primeiro dos seis projetos contemplados pelo edital de ocupação da galeria em 2012.

Formado em 2010, o grupo é integrado pelos ilustradores Daniel Ferreira, Izaac Brito e Américo Gomes. Conciliando estilos, os artistas produzem simultaneamente narrativas visuais a partir de percepções pessoais sobre um mesmo ponto de interesse.

A exposição reúne oito desenhos desenvolvidos com marcador permanente sobre papel triplex de 0,50 X 0,80m. A grande atração da abertura será a produção de um painel medindo 4,00 x 2,30 m. Nesse momento, o público terá a chance de ver uma parte do processo criativo ao som de músicas selecionadas pelos artistas.

Sobre os artistas – O Grupo Dia parte da ideia central de que tudo está em processo de explosão. O universo é nada mais que um interminável show pirotécnico exibido em câmera lenta. “A série ‘3 Tempos’ resume essas microexplosões, que nós chamamos de música, em apenas um momento visual (cartaz)”, dizem os integrantes do grupo. Ao reduzir tal acontecimento temporal a um único instante, os artistas rearranjam sua sequência, que por sua vez perde em linearidade, mas que ganha em complexidade visual.

Edital de ocupação – De um total de 25 inscrições, seis projetos foram selecionados de acordo com o edital de ocupação da Galeria Archidy Picado 2012. Das propostas escolhidas, quatro são da Paraíba e duas de São Paulo: “Marcos Veloso – Fotografias”, de Diógenes Chaves (João Pessoa, PB), “3 Tempos”, Grupo Dia, de Izaac Ramon da Silva Brito (João Pessoa, PB), “Caminho por Uma rua que Passa por Muitos Países”, de Iris Helena (João Pessoa, PB), “Cores e Nomes”, de Leda Braga (Ribeirão Preto, SP),  “Crimes Passionais”, de Marcela Tiboni (São Paulo, SP) e “Vira pó…?”, de Potira Maia (João Pessoa, PB).

Os artistas selecionados receberão R$ 1.250 de cachê (valor bruto do qual serão deduzidos impostos legais) referente a cada exposição individual ou coletiva. Cada exposição transcorrerá durante período médio de quatro semanas. Em contrapartida, os artistas se comprometem, conforme estabelecido no edital, a doar uma de suas obras, que será incorporada ao patrimônio artístico da Funesc para formação de acervo.

 

Serviço:

Exposição “3 Tempos”, do Grupo Dia

Abertura: Quinta-feira (2/8), às 19h

Período de visitação: De 3 a 30/8, das 8h às 19h, na Galeria Archidy Picado / Espaço Cultural

Entrada: gratuita