Fale Conosco

22 de dezembro de 2014

Exposição reúne mais de 300 obras no Cearte a partir de janeiro



Temas como o barroco paraibano, azulejaria, figurino para cinema e confecções de bonecos inspiraram as mais de 300 obras criadas pelos alunos do Centro Estadual de Arte (Cearte) em 2014. Todas essas peças estarão reunidas na Exposição de Artes Visuais, que acontece no local a partir de 13 de janeiro. A entrada é gratuita e as visitas para instituições de ensino podem ser guiadas com agendamento prévio.

A diretora do Cearte, Laura Moreno, ressaltou que a Exposição de Artes Visuais coroa o trabalho de alunos e professores. “É o resultado dos trabalhos feitos pelos alunos das artes visuais e das pesquisas nessa área. Fazemos a exposição para que a população tenha o prazer de desfrutar da nossa produção em 2014, que deu um salto não só quantitativo, mas também qualitativo”, comentou.

A Exposição de Artes Visuais é formada basicamente por três mostras cujas obras são fruto dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa do Cearte. As peças da mostra “Azulejaria Paraibana” foram desenvolvidas em cima dos significados e das formas dos azulejos encontrados na Capital. Os alunos retrataram suas descobertas em quadros.

A outra mostra tem como tema “Recortes no Caminho do Barroco Paraibano”. Nela, o público vai ter acesso a imagens fotográficas e a textos literários dessa escola artística que modelou a arte brasileira do período colonial.

“Vestindo Têmpora” é o tema da terceira mostra que faz parte da Exposição de Artes Visuais do Cearte. Trata-se de um estudo de figurino do filme “Têmpora”, cujo roteiro é de Helder Nóbrega. Nessa parte do evento, o público poderá apreciar bonecos vestidos como as personagens da trama. As roupas possuem texturas especiais, ou seja, elas não provocam ruídos e têm cores e estampas apropriadas para a luz utilizada no cinema. A coleção é assinada pela professora de teatro e figurino Tainá Macedo, responsável também pelo grupo de pesquisa.

Pintura, esculturas e fotografias – Quem visitar a Exposição de Artes Visuais em janeiro também poderá ver xilogravuras e esculturas em cerâmicas. Há ainda quadros pintados nas técnicas de acrílico sobre tela, óleo sobre tela, pastel seco e tela mista sobre papel artesanal.

Na parte de fotografia, estarão expostas imagens registradas pelos alunos sobre os mais variados temas discutidos nos grupos de pesquisa do Cearte. Os visitantes terão também a opção de observar o resultado dos trabalhos de confecção de bonecos de pó de serra com cola.

Visitas guiadas para escolas – De acordo com informações da curadoria da Exposição de Artes Visuais do Cearte, as instituições de ensino também podem optar pela visita guiada. Para isso, é preciso fazer o agendamento prévio.

A exposição segue de 13 de janeiro até 13 de fevereiro e pode ser visitada pelo público das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Os telefones do Cearte para contato são (83) 3214-2923 e (83) 3214-3412. O endereço do Centro Estadual de Arte é Rua General Ozório, nº 36, Centro de João Pessoa, vizinho à Igreja de São Bento.

Semana de Arte – De 9 a 12 de dezembro, o Centro Estadual de Arte também realizou a “IV Semana de Arte 2014”. Na ocasião, o público pode conferir exposições e apresentações de obras do alunado desenvolvidas durante este ano letivo. Seis áreas de atuação do Cearte foram abordadas no evento – artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música e teatro. O local escolhido para a mostra foi a Igreja de São Bento.