Fale Conosco

1 de agosto de 2011

Exposição Nacional de Pintura sobre Porcelana será aberta na Fundação Casa de José Américo



A 20ª Exposição Nacional de Pintura sobre Porcelana, que contará com expositores de diversos Estados, começa nesta terça-feira (2) na Fundação Casa de José Américo, que será parceira da Acap (Associação de Cultura e Arte dos Pintores de Porcelana da Paraíba) na realização do evento.

A solenidade de abertura será às 10h e o horário de visitação da exposição será das 10 às 18h, nos três dias, até a quinta-feira (4). Fundada há 20 anos, a Acap é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar e incentivar a arte milenar conhecida por “arte do fogo”.

A presidente da Acap, Rejane Azevedo, explica que esta origem na denominação acontece devido às altas temperaturas para a ficção da tinta que é aplicada nas peças. A Associação de Cultura e Arte dos Pintores de Porcelana da Paraíba realiza, anualmente, uma exposição de nível nacional mostrando os trabalhos dos artistas locais como também de outros estados brasileiros.

Segundo Rejane, o intercâmbio entre os estados é importante para troca de informações e técnicas. Além dos expositores, o evento conta com a participação de estandistas que trazem a matéria prima para a confecção de peças a serem expostas, como por exemplo peças brancas, tintas, pincéis e vários outros materiais.

As peças apresentadas representam diversas técnicas, que vão do clássico ao moderno. Na exposição haverá também a presença de professores de vários renomados internacionalmente.