Fale Conosco

7 de janeiro de 2015

Exposição de Artes Visuais reúne mais de 300 peças de alunos do Cearte



Mais de 300 obras criadas pelos alunos do Centro Estadual de Arte (Cearte) estarão reunidas na Exposição de Artes Visuais, que acontecerá no período de 13 de janeiro até 13 de fevereiro. As peças são resultado do trabalho de grupos de pesquisas desenvolvidas em 2014 e apresentam temas como o barroco paraibano, azulejaria, figurino para cinema e confecções de bonecos. A entrada é gratuita.

Para a diretora do Cearte, Laura Moreno, a exposição é uma forma de apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de artes visuais. “Com a exposição, a população poderá ter contato com o trabalho de pesquisa desenvolvido por nossos alunos, em 2014. Tivemos uma melhora quantitativa e qualitativa considerável em nossa produção nesse período”, ressaltou.

A Exposição de Artes Visuais é formada basicamente por três mostras menores.  Uma delas recebeu como título “Azulejaria Paraibana” e foi desenvolvida em cima dos significados e das formas dos azulejos encontrados na Capital, retratados em quadros.

O visitante também terá a oportunidade de conferir a mostra “Recortes no Caminho do Barroco Paraibano”. Ela é formada por imagens fotográficas e textos literários dessa escola artística que modelou a arte brasileira do período colonial.

“Vestindo Têmpora” é o título da terceira mostra. Trata-se de um estudo de figurino do filme “Têmpora”, que tem roteiro de Helder Nóbrega. Ela reúne bonecos vestidos como as personagens da trama. Porém as roupas possuem texturas especiais que não provocam ruídos e têm cores e estampas apropriadas para a luz utilizada em filmagens para cinema. A coleção é assinada pela professora de teatro e figurino Tainá Macedo, responsável também pelo grupo de pesquisa.

Outras peças da exposição – A Exposição de Artes Visuais inclui ainda xilogravuras e esculturas em cerâmicas, além de quadros pintados nas técnicas de acrílico sobre tela, óleo sobre tela, pastel seco e tela mista sobre papel artesanal.

Também serão expostas fotografias registradas pelos alunos sobre os mais variados temas discutidos nos grupos de pesquisa do Cearte. Em outra parte da exposição está o resultado dos trabalhos de confecção de bonecos, construídos com pó-de-serra e cola.

Visitas guiadas – As instituições de ensino também podem optar pela visita guiada, fazendo para isso o agendamento prévio. A exposição está disponível ao público das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Os telefones do Cearte para contato são (83) 3214-2923 e (83) 3214-3412. O Centro Estadual de Arte fica na Rua General Ozório, nº 36, Centro de João Pessoa, ao lado da Igreja de São Bento.