Fale Conosco

7 de novembro de 2012

Exposição “7 Talhos” reúne obras de sete xilogravuristas paraibanos



07.11.12 Unhandeijara Lisboa-exposição 7 talhosA arte milenar de entalhar a madeira como expressão artística é o tema da exposição “7 Talhos”, que será aberta nesta quinta-feira (8), às 19h, na Galeria Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A mostra reúne trabalhos de sete xilogravuristas de destaque no Estado como Unhadeijara Lisboa, Xico Carvalho, José Altino, Zenilda, José Costa Leite, Martinho Campos e Vladimir Carvalho. O público pode visitar o conjunto de obras até o dia 30 deste mês, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

Organizada por integrantes do Clube da Gravura da Paraíba, a mostra tem como objetivo preservar e divulgar para as novas gerações essa forma de expressão artística. Os trabalhos possuem tamanhos variados, sendo dez obras de cada artista. A mostra é dedicada à memória de Archidy Picado (1937-1985), incentivador do Clube. O paraibano, que era artista plástico, poeta, cineasta e professor, dá nome à Galeria de Arte do Espaço Cultural, que foi inaugurada em 22 de março de 1985, dias depois de sua morte.

Fundado em outubro de 1984, no bairro de Jaguaribe, pelo multiartista Unhandeijrara Lisboa (seu primeiro presidente), o Clube da Gravura acaba de completar 28 anos e a iniciativa de levar a exposição para a Galeria Archidy Picado surgiu a partir de convite da Funesc. A ideia do grupo difere dos conhecidos clubes de gravura: optou-se por algo que não fosse apenas um grupo social de artistas e sim um laboratório de interesse nas novas linguagens gráficas em harmonia com os antigos processos tradicionais da gravura, e uma oficina/laboratório de experimentação gráfica.

Hoje, o clube se consolida como espaço para exposição e discussão sobre a gravura, com ações de vanguarda, seja na área político-ideológica ou técnica (computador, fax, xerox, mail-art, vídeoarte, poema processo, poesia visual, livrobjeto, livro de artista entre outros formatos).

 

Serviço:

Exposição “7 Talhos”

Abertura: Quinta-feira (8)

Hora: 19h

Local: Galeria Archidy Picado – Espaço Cultural, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho

Período de visitação: 9 a 30 de novembro, das 8h às 18h

Entrada: gratuita