João Pessoa
Feed de Notícias

Experiências exitosas de escola estadual são destaque no X Seminário Regional do Observatório da Educação

segunda-feira, 30 de setembro de 2013 - 18:54 - Fotos: 

Duas experiências exitosas da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Francelino da Silva, localizada na cidade de Guarabira, foram destaque nesta segunda-feira (30) no X Seminário Regional do Observatório da Educação. O evento, que aconteceu na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PB), contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, além de professores e secretários municipais de educação.

As duas experiências apresentadas pela escola João Francelino da Silva foram desenvolvidas a partir do programa Mais Educação. A primeira experiência retrata o trabalho desenvolvido no Canto Coral e tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas e habilidades musicais nas crianças do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Desta experiência surgiu o “Coralito Raio de Luz”, formado por 35 alunos da escola que estudam e ensaiam o canto coral no contraturno. “Além de desenvolver mais essas crianças elas saem um pouco da dura realidade de viver em um local com alto índice de violência”, contou a gestora da escola, Maria Jandicleide Justino.

A segunda experiência foi desenvolvida nas oficinas de capoeira, que contribuiu para elevar a autoestima dos alunos. A Escola Estadual João Francelino da Silva existe desde 1988 e possui 200 alunos matriculados nos três turnos, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além da escola estadual João Francelino da Silva, também foram apresentadas experiências positivas dos municípios de Várzea/PB e Paulista/PB.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, falou da importância desses exemplos e destacou os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor, desenvolvidos pelo Governo do Estado, que premiam experiências exitosas como estas. “Esta é uma iniciativa louvável porque eleva nossa consciência e nossa autoestima e é isso que procuramos fazer desenvolvendo os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor, que começou com quatro mil inscritos no primeiro ano e no segundo deu um salto pra 16 mil”, destacou a secretária.

No final do evento, a equipe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PB) presenteou os alunos da escola João Francelino da Silva com kits formados por Atlas e CDs sobre a história da África.

O X Seminário Regional do Observatório da Educação é um evento promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados que tem como meta identificar experiências educacionais de sucesso para fomentar a elaboração de políticas públicas.