João Pessoa
Feed de Notícias

Experiência da Paraíba será destaque no Fórum do Consad em João Pessoa

terça-feira, 17 de março de 2015 - 11:15 - Fotos:  Divulgação

A cidade de João Pessoa sedia, a partir desta quinta-feira (19), a 97ª edição do fórum trimestral do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). A abertura acontece às 9h, no Centro de Convenções. Na quarta-feira (18), à noite, haverá um coquetel para os participantes. No evento, serão discutidos temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, Piso Nacional do Magistério, entre outros. Entre os estados que confirmaram participação no fórum estão Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Ceará.

De acordo com a secretária de Estado da Administração da Paraíba e vice-presidente do Consad, Livânia Farias, será um momento importante para que mais de 20 estados da federação, que já confirmaram presença, possam discutir, em conjunto, temas relevantes para a administração pública. “É um momento de discussão e, acima de tudo, de quais procedimentos podem ser adotados diante do momento de crise pelo qual passamos. A Paraíba vai levar para esse encontro algumas experiências que deram certo, como o Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos”, afirmou.

Livânia Farias enfatizou ainda os temas que serão abordados pelos participantes do fórum do Consad. “Entre os temas que não podem faltar à pauta está a Lei de Responsabilidade Fiscal. Para se ter ideia, basta dizer que, em todo o país, apenas seis estados cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Paraíba é um deles”, acrescentou.

Encaminhamentos – A secretária de Estado da Administração paraibana informou que o fórum tem como principal objetivo compartilhar experiência de administração com outros integrantes da federação. “Todos irão colaborar para esboçar um conjunto de soluções para enfrentarmos o momento delicado por que passamos”, disse.

Como o fórum é trimestral, serão realizados quatro ao longo de 2015. No último, será elaborada uma carta para ser enviada ao Governo Federal. “Será uma síntese de todas as discussões que teremos durante todos os fóruns previstos. A partir dessas discussões, iremos elaborar esse documento com providências que gostaríamos que fossem adotadas pela administração federal”, concluiu.

Temáticas – O momento econômico e a conjuntura política aquecem o debate em torno dos desafios enfrentados pelos Estados. Este é o tema da palestra do diretor do Instituto Publix, Caio Marini, que também falará sobre a importância do planejamento estratégico nas administrações públicas.

Já o doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, Nelson Marconi, vai traçar estratégias e metas para a qualidade do gasto com despesas de pessoal. As dificuldades da gestão no ambiente de restrição fiscalé assunto que será analisado pelo ex-presidente do Consad, Sérgio Ruy Barbosa.