Fale Conosco

31 de agosto de 2012

Exames Supletivos 2012 acontecem neste sábado e domingo



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza neste sábado (1) e domingo (2), das 8h às 12h e das 14h às 18h, as provas dos Exames Supletivos 2012. A SEE orienta todos os inscritos a chegarem com 30 minutos de antecedência ao local de realização das provas portando caneta preta ou azul. Os candidatos não devem levar celular nem usar boné nos dias das provas.

Este ano, 8.691 candidatos se inscreveram para os níveis de Ensino Fundamental e Médio. O cartão de inscrição com o local das provas está disponível para impressão no portal do Governo do Estado, no endereço www.paraiba.pb.gov.br/educacao, no link Supletivo 2012 – Local e Data das Provas. Ele deverá ser apresentado juntamente com a Carteira de Identidade no dia de realização das provas.

O secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, destacou a importância dos Exames Supletivos, afirmando que esta é “uma grande ação do Governo do Estado que permite que pessoas que estão fora do fluxo do processo de ensino e aprendizagem possam voltar a se engajar e dessa forma regressar às etapas do conhecimento próprias para a sua idade, portanto, a nossa expectativa é que possamos ter a presença massiva de todos”.

Dos 8.691 inscritos, 7.911 farão as provas para o Ensino Fundamental e Médio e 780 candidatos, privados de liberdade, farão as provas nas diversas unidades prisionais do Estado. Segundo informações da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (Geeja), João Pessoa foi a regional com maior número de inscritos para provas do Ensino Médio totalizando 1.756 e Cajazeiras foi a segunda região com 952 inscritos. No Ensino Fundamental o maior número de inscritos também aconteceu em João Pessoa com 394 pessoas e em Cuité com 219.

Este ano fazem parte do processo 731 pessoas, entre coordenadores, inspetores,  fiscais, motoristas e apoio, nas sedes das 14 Gerências Regionais de Educação, onde serão realizadas as provas. Na tarde da quinta-feira (30) os coordenadores reuniram os fiscais para repassar as orientações, objetivando com que a aplicação dos exames ocorram dentro da normalidade. A previsão é que o resultado seja divulgado nos próximos 30 dias.

Em João Pessoa, os Exames Supletivos 2012 serão aplicadas nos seguintes locais: Escola Estadual Olivina Olívia, Instituto de Educação da Paraíba (IEP), Escola Estadual Professora Argentina Pereira Gomes, Escola Estadual Professora Úrsula Lianza, Instituto dos Cegos da Paraíba (ICP) e nos presídios da capital.

Componentes Curriculares – Para o Ensino Fundamental serão aplicadas provas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Inglês, Matemática e Ciências. Para o Ensino Médio, as disciplinas são Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Arte, Inglês ou Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia e Sociologia.

A prova de Língua Portuguesa, nos dois graus de ensino, incluirá uma redação. Os conteúdos Programáticos das disciplinas estão à disposição dos candidatos no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao.

 

CALENDÁRIO DOS EXAMES SUPLETIVOS – 2012

ENSINO FUNDAMENTAL

DATA TURNO / HORA COMPONENTES CURRICULARES
01/09/2012(SÁBADO) Manhã 8h às 12h História – Arte
Tarde 14h às 18h Matemática – Geografia
02/09/2012 (DOMINGO) Manhã 8h às 12h Ciências- Inglês
Tarde 14h às 18h Língua Portuguesa

ENSINO MÉDIO

DATA TURNO / HORA COMPONENTES CURRICULARES
01/09/2012(SÁBADO) Manhã 8h às 12h Matemática – Filosofia Geografia
Tarde 14h às 18h Biologia – Química – História
 02/09/2012(DOMINGO) Manhã 8h às 12h Língua Portuguesa –Sociologia – Arte
Tarde 14h às 18h Física – Literatura Brasileira Inglês/Espanhol