Fale Conosco

17 de junho de 2009

Exame laboratorial descarta o quinto caso suspeito de gripe A, na Paraíba



O quinto caso suspeito de gripe A, notificado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi descartado. O resultado do exame laboratorial da secreção respiratória da estudante de 19 anos, que apresentava sintomas de influenza, foi feito pelo Instituto Evandro Chagas, com sede em Belém (PA), e divulgado pela Gerência de Respostas Rápidas da SES no início da tarde desta quarta-feira (17).

A gerente de Respostas Rápidas, Diana Pinto, disse que esse resultado mostra até agora que o vírus H1N1 não está circulando na Paraíba, embora o País já tenha confirmado 79 casos, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (16). Desde o surgimento do novo vírus, o País já descartou 490 casos suspeitos e outros 96 estão sendo investigados.

Na Paraíba, foram notificados e descartados desde o final do mês de abril, cinco casos suspeitos de gripe A, sendo um em Patos, um em Lagoa Seca e três em João Pessoa. O último foi dessa estudante de 19 anos, moradora de João Pessoa, que passou sete dias na Inglaterra e desembarcou em Recife (PE) no dia 2 deste mês, com sintomas de gripe. Ela foi submetida a isolamento domiciliar e seus contatos próximos ficaram em quarentena por medida de prevenção, durante sete dias.

Assessoria de Comunicação da SES-PB