Fale Conosco

3 de abril de 2013

Exame de Competência da Educação de Jovens e Adultos é aplicado dia 14 deste mês



O Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado em todo o País no dia 14 deste mês, nos turnos manhã e tarde. Na Paraíba, 337 estudantes da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), concentrados nos polos de Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Patos, Pombal, Santa Rita, Sapé e Sousa já realizaram inscrição para a prova.

Os resultados do exame podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental. Desta forma, no ato da inscrição, o participante deverá indicar a Secretaria Estadual de Educação em que pleiteia a certificação. A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada a pessoas com no mínimo 15 anos, completados na data de realização do Exame, que residam no Brasil e que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade certa.

Para a gerente do Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Iara Andrade, o exame é mais uma oportunidade de avanço nos estudos e, consequentemente, melhoria na condição de ingresso no mercado de trabalho para os que procuram a certificação.

Treinamento – No último dia 27 de março, a SEE, por meio do Programa de Avaliação/Geeief, realizou um treinamento, em parceria com o Inep/MEC e Caed/UFMG, com 20 coordenadores pedagógicos municipais do Encceja.

“A capacitação dos agentes de aplicação teve como objetivo promover a reflexão de todos os envolvidos para que juntos possamos padronizar e aperfeiçoar a maneira de gerir e desenvolver as equipes de aplicação, garantindo que todos participantes tenham as mesmas condições. Sendo assim, as capacitações buscam motivar e desenvolver o comprometimento das pessoas e a liderança participativa dos agentes, discutindo os padrões adotados para a aplicação”, enfatizou Lulude Furiati, coordenadora de Operações de Campo do Centro de Apoio a Educação à Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (Caed/UFMG).