João Pessoa
Feed de Notícias

Ex-dirigentes da PBTur destacam importância da empresa na consolidação do Destino Paraíba

quarta-feira, 3 de junho de 2015 - 17:06 - Fotos: 

Todos os 13 ex-presidentes da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) foram homenageados durante solenidade que marcou o aniversário de 40 anos da empresa. No discurso de abertura, a atual presidente Ruth Avelino citou nome a nome dos ex-dirigentes, narrando muitos bons momentos nessas quatro décadas e, sobretudo, as conquistas para o turismo paraibano no período. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (3), no auditório da empresa, no bairro de Tambaú, na orla de João Pessoa.

Ruth Avelino destacou a parceria com a Secretaria Institucional de Comunicação do Governo (Secom/PB), que tem apoiado de forma decisiva no trabalho de divulgar o potencial paraibano não apenas no setor de turismo. Ela disse que a divulgação atinge também os setores de infraestrutura, que têm contribuído de forma decisiva para atrair mais turistas e empresários para investir no segmento. O secretário Luís Torres prestigiou a solenidade.

O ex-presidente Ivan Burity, que assumiu a gestão da PBTur em 1987, revelou que a Paraíba deixou de ser motivo de piadas infames e maliciosas para se transformar em um dos destinos mais procurados do Brasil. “O trabalho da PBTur tem sido fundamental na busca de atrair turistas, mas, também, investidores que passaram a acreditar no potencial da Paraíba”, enfatizou Burity, que é o atual secretário executivo do Turismo.

A PBTur fez a Paraíba sair do anonimato, de um Estado desconhecido e agora é reconhecido pelo mundo afora, pontuou Burity, que destacou as ações de fomento para transformar a imagem do Estado, atribuindo à empresa esses louros. A PBTur, segundo o secretário, plantou uma árvore, que “cresceu e agora está dando frutos”.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Laplace Guedes, além de divulgar os roteiros paraibanos para o Brasil e o mundo, o maior legado que a presidente da PBTur está deixando é a humanização do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos.

“Não deixo de consultar a Ruth (Avelino), nem o Ivan (Burity) antes de tomar uma decisão sobre algum projeto que envolve o turismo”, revelou o secretário. Laplace destacou também o amor, a dedicação e o apego ao trabalho de Ruth Avelino e de seus servidores.

Presidentes da PBTur

Amir Gaudêncio                    1975

Luiz Augusto Crispim            1978

Carlos Alberto de Oliveira     1983

Dirceu Arnaud Diniz              1986

Antero Aranha                       1987

Ivan Burity                             1987

Sylvio Porto                           1990

Lindenberg Vieira Junior       1991

Savegny Cunha Lima             1994

Geraldo Medeiros                  1995

João Madruga                        1998

Cléa Cordeiro                         2003

Rodrigo Freire                        2009

Ruth Avelino                         2011