João Pessoa
Feed de Notícias

Eventos vão capacitar profissionais do Estado

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 - 18:31 - Fotos: 
Nestas terça (14) e quarta-feira (15), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, respectivamente, o Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência e o II Seminário Estadual do Idoso. O objetivo dos eventos é capacitar profissionais do Estado que já atuam na área para melhorarem a qualidade da prestação do serviço. A previsão é que participem aproximadamente 450 técnicos de todo Estado. Os seminários serão realizados durante todo o dia no Hotel Ouro Branco, a partir das 8h30.

Durante os seminários serão realizadas palestras e debatidos serviços já desenvolvidos no Estado relacionados à assistência ao idoso e ao portador de deficiente com representantes de todas as cidades paraibanas, que trabalham em unidades de saúde, PSFs e municípios. “Além de avaliarmos o que está sendo trabalhado em relação ao idoso e ao portador de deficiência, em cada evento os técnicos que realizam ações em todo Estado podem melhorar suas práticas através do conhecimento de novas técnicas e ações, que serão apresentadas durante os eventos”, destacou Juliana Soares, gerente da Geape.

No dia 14, dando início ao Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência, a médica Danielle Nóbrega promove uma palestra com o tema Acessibilidade, destinada ao portador de deficiência, enquanto que o fisioterapeuta Francisco de Assis Filho, da Funad, falará sobre o tema O Cuidar Fisioterápico com Limitações Funcionais. Já no dia 15, durante o II Seminário Estadual do Idoso, o promotor Walberto Lyra realizará uma palestra sobre o Estatuto do Idoso, destacando os direitos e deveres dos beneficiados e a delegada Vera Soares falará sobre a Delegacia Estadual do Idoso.

Ações do Estado – Hoje a Paraíba conta com três centros de referência em apoio ao deficiente, capazes de executas ações de alta e média complexidade, situado nas cidades de Campina Grande, Guarabira e João Pessoa, nesta através da Funad. Ao todo 17 municípios tem implantado o programa de atenção aos portadores de deficiência. Na Paraíba, cerca de 18,7% da população, segundo dados do Censo 2000 do IBGE, é composta por deficientes.

Dados de 2009 do IBGE destacam que 10,8% dos habitantes do Estado são idosos, aproximadamente 410 mil pessoas. Para atender a esse público o Estado conta com quatro centros de referência situado nas cidades de Guarabira, Patos, Sousa e Campina Grande.

“É importante levar ao idoso, bem como ao portador de deficiência, e seus familiares, o conhecimento a respeito de seus direitos e novas formas de melhorar sua qualidade de vida”, destacou a gerente Juliana Soares.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde