Fale Conosco

3 de junho de 2009

Eventos marcam Semana do Meio Ambiente na Emater



Palestras, distribuição de mudas e apresentação de convênios e ações relacionados ao meio ambiente marcam nesta quinta (04) e sexta-feira (05) na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), localizada no km l3. 3 da estrada de Cabedelo, a Semana do Meio Ambiente.

A solenidade começa às 8h com uma palestra do presidente da Emater, Hermano Araújo, sob o tema Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e as ações para o Meio Ambiente. O mesmo tema, em nível estadual, será abordado pela coordenadora de Operações da empresa, Estelita de Andrade Lopes.

A partir das 9h, a Gerência de Estudos Ambientais (GEA) do órgão, fará a apresentação de convênios assinados pela Emater com o Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente, Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema).  Às 9h30, o técnico Ricardo Pereira de Farias, do escritório da Emater de Caldas Brandão, proferirá palestra sobre Agroecologia e Agricultura Orgânica, mostrando experiências bem sucedidas naquela Unidade Operativa, não somente para o aumento da geração de renda, mas também para a sustentabilidade sócio-ambiental.

A programação segue com palestras dos secretários de Planejamento e Gestão, do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, respectivamente, Ademir Alves e Rui Bezerra Cavalcante, que falarão sobre as atividades de suas pastas relacionadas com a preservação do meio ambiente. Após intervalo, às 10h30 será apresentado um vídeo sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Encerrando as atividades do dia, representantes de instituições presente ao evento, participam da elaboração de uma agenda de compromissos para a formação de uma rede ligada ao tema.
 
A programação do dia seguinte começa às 6h, com doação de diversos tipos de mudas aos agricultores familiares participantes da Feira do Produtor, que se realiza às sextas-feiras na sede estadual da Emater. Às 9h, uma comissão formada por extensionistas fará a apresentação da A3P para os servidores. O objetivo é implantar práticas sustentáveis dentro das atividades da empresa.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi determinada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028 de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro decretou no território nacional a Semana do Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação da Emater-PB