João Pessoa
Feed de Notícias

Eventos lembram 55 anos da morte do escritor José Lins do Rego

terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 10:56 - Fotos:  Secom-PB

Há exatos 55 anos, o Brasil chorava a perda de um de seus principais ícones da literatura. Morria o “menino de engenho”. Para lembrar a data, a Fundação Espaço Cultural (Funesc) homenageia seu patrono com a exposição “José Lins do Rego, o Adeus da Imprensa”. Montada em frente à agência do Banco do Brasil instalada na Funesc, a mostra pode ser visitada até o dia 30 deste mês. O acesso é gratuito.

A exposição organizada pela equipe do museu José Lins traz recortes de jornais da época que noticiaram a morte do escritor em 12 de setembro de 1957. O público também tem acesso a fotos e textos do ilustre paraibano nascido no município de Pilar.

No Teatro Santa Roza, o espetáculo “Zé Lins – o Pássaro Poeta” comemora seu 5º aniversário com nova temporada especialmente reeditada em memória do escritor. A peça será apresentada nos dias 15 e 16, às 17h. A entrada custa R$10 e R$5.

A montagem é assinada pelo grupo teatral Engenho Imaginário, com texto de livre adaptação baseado na obra de Ana Maria Machado. A direção é de Valeska Picado.

Com longa jornada e trajetória instigante, o espetáculo já se apresentou nas sete cidades brasileiras onde viveu o escritor homenageado: Pilar(PB), Itabaiana (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Manhuaçú (MG) e Rio de Janeiro (RJ). A peça também foi encenada na capital da República Dominicana (Santo Domingo), representando o Brasil e a Paraíba no Festival Iberoamericano para Teatro da Infância e a Juventude.

A peça ganhou prêmios na Paraíba e em outros Estados. Apesar de ser dedicada ao público infanto-juvenil, é recomendada para toda família. Na ocasião, será relançado o CD contendo as músicas do espetáculo. O projeto musical tem a direção do professor e maestro Carlos Anísio e foi patrocinado pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura).